Campus Jacarezinho foi premiado em três categorias no VIII SE²PIN – Campus Jacarezinho

SE²PIN

Campus Jacarezinho foi premiado em três categorias no VIII SE²PIN

Nos dias 12 a 15 de junho de 2023, em Telêmaco Borba, ocorreu a oitava edição do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR – o SE²PIN.

O tema do VIII SE²PIN foi “Educação, Ciência e Tecnologia – Inovação para transformar a realidade”. Ao longo dos quatro dias de evento,  foram realizadas oficinas, sessões temáticas, visitas técnicas e diversas programações científicas, artísticas e culturais.  A oitava edição do SE²PIN marcou o retorno de um evento muito importante para o IFPR, que nos últimos três anos não foi realizado por inviabilidade orçamentária e devido à pandemia de Covid-19. O principal objetivo do evento é a promoção do encontro da comunidade acadêmica de toda a instituição, possibilitando e estimulando a divulgação de trabalhos e a troca de experiências.

A delegação do Campus Jacarezinho contou com 15 estudantes, Claudia Aparecida de Lima, Eduardo Sasdelli de Deus, Ellen Rodrigues Campos, Fernando Henrique Pereira Fré, Gabriel Eduardo Pereira, Gabriella Querino de Castro, Gustavo Henrique de Souza, João Miguel Almeida Oliveira, João Vitor Romani, Kauane Cristine de Souza Barbosa, Leonardo Marques Quirino da Silva, Marcos Vinícius Bernardo Batista, Nathália de Fátima Ferreira Batistute, Nicole Pelegrini Ricardo e Patricia Rainy Augusto Guiotti, que apresentaram seus trabalhos nas modalidades “Comunicação Oral”, “Pôster” e “Mostra IFTECH” (com exibição de protótipo). Os estudantes foram acompanhados pelo professor André Pires do Prado (chefe da delegação) e pela professora Flavia Presti.

O Campus Jacarezinho foi premiado na  modalidade “Pôster Nível Médio” na área de “Ciências Biológicas” com o Projeto: “A microbiologia como método interdisciplinar de ensino”, apresentado pela estudante Nicole Pelegrini Ricardo. Também obteve o prêmio o estudante Marcos Vinícius Bernardo Batista, na  modalidade “Pôster Extensão Nível Médio” na área de “Educação”, com o Projeto: “Desenvolvimento de oficinas de robótica para escolas estaduais da região de Jacarezinho-PR”. Por fim, o Campus Jacarezinho também foi premiado na modalidade “Pôster Extensão Nível Superior” com o Projeto: “Horta comunitária e escolar como ferramenta para compartilhar conhecimentos”, apresentado pela estudante Kauane Cristine de Souza Barbosa.

“A minha experiência no VIII SE²PIN, em Telêmaco Borba, não é possível ser definida em palavras. Mesmo assim, considero como um dos melhores eventos em que fui e retornei satisfeito e feliz. Fiz diversas amizades nesse curto período de tempo em que estive lá e os vínculos criados foram inimagináveis, porque mesmo sem nos conhecermos, nos conectamos por saber como é estudar em um Instituto Federal e isso fez com que todos, nos seus limites, se socializassem. Fora isso, as experiências adquiridas com apresentação de Pôster, Comunicação Oral e se deslocar para as atividades que estavam na programação foram enriquecedoras. Em todo momento estava feliz, rindo, surpreso e com diversas emoções que se misturavam. Realmente, não sei como expressar. Por fim, gostaria de agradecer e demonstrar minha imensa gratidão em ter sido escolhido para representar meu projeto de iniciação científica e o campus Jacarezinho nesse evento, além de me conectar com outros grêmios incríveis.” relata o estudante Leonardo Marques Quirino da Silva.

Os estagiários do Laboratório Maker GaJac (Garagem dos Jacarezinhos) também tiveram uma atuação de destaque no VIII SE²PIN. Ao todo, 5 estagiários puderam participar da programação (oficinas, sessões temáticas e visita técnica) e apresentar seus trabalhos, sendo eles: Fernando Henrique Pereira Fré, com o trabalho ”Desenvolvimento de uma esteira transportadora para aplicação didática”, orientado pelo professor André Luiz Salvat Moscato; João Miguel Almeida Oliveira, orientando do professor Felipe Augusto de Aguiar Possoli, com o projeto “Bomba Peristáltica Adaptável”; João Vitor Romani, que desenvolveu, junto com o professor Rodolfo Rodrigues Barrionuevo Silva, o projeto “Construção de um protótipo de Plotter CNC para fins didáticos”; Marcos Vinícius Bernardo Batista, que apresentou “Desenvolvimento de oficinas de robótica para escolas estaduais da região de Jacarezinho-PR” sob orientação do professor André Luiz Salvat Moscato; e Nicole Pelegrini Ricardo com o projeto intitulado “A microbiologia como método interdisciplinar de ensino”, orientada pela professora Fabíola Dorneles Inácio.

Todos os trabalhos foram altamente elogiados pelos professores avaliadores e os alunos presentes na exposição dos banners.