Campus Jacarezinho participa e é premiado na Feira Brasileira de Jovens Cientistas – Campus Jacarezinho

Premiação FBJC 2020

O Campus Jacarezinho participou da Feira Brasileira de Jovens Cientistas 2020 entre os dias 26 e 28 de junho. Em virtude da necessidade de isolamento social, o evento, apoiado pela Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC), ocorreu de forma virtual e, além de receber projetos de todas as partes do Brasil, contou com o físico Marcelo Gleiser na cerimônia de abertura. Após passar pelas etapas eliminatórias, dois projetos chegaram à etapa final.

O primeiro é intitulado “Iogurte natural com pétalas de rosas”, coordenado pela Profa. Fabíola Dornelles Inácio e desenvolvido pelas estudantes Geovana Fonteque Cirelli, Júlia Jorge Baggio e Victória Paschoal Bonato, do curso Técnico em Alimentos Ensino Médio Integrado. A equipe venceu o “Prêmio Destaque Jovem Cientista Latino-americano e Destaque Latinas nas Ciências da Yo Cienticx”, e receberá um troféu e certificado de reconhecimento. As estudantes já haviam sido finalistas da batalha de startups da GeniusCon 2019.

O segundo é “Análise estatística e matemática da eficiência térmica de um aquecedor solar de água construído com materiais recicláveis”, coordenado pelo Prof. Juliano Aparecido Vérri e desenvolvido pela estudante Lorena Roberta dos Santos Fogaça, do curso Técnico em Informática Ensino Médio Integrado. A dupla conquistou o Prêmio Jovens Matemáticos da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e receberá livros pelo desempenho.

A participação do Campus Jacarezinho em eventos científicos de expressão nacional é constante e frequentemente reconhecida com premiações. A FBJC 2020 foi uma nova oportunidade de o corpo estudantil demonstrar a força e importância da iniciação científica ainda na Educação Básica, um processo fundamental para consolidação articulação dos conhecimentos teórico-práticos.