Campus Jacarezinho promove a I Oficina Presencial de Montagem e Programação de Robôs para Competições – Campus Jacarezinho

Oficina de Robótica

O IFPR campus Jacarezinho promoveu no último sábado, dia 20 de agosto, juntamente com o SEBRAE-PR, o SRI Norte Pioneiro, o Laboratório Maker GaJac, o Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho e o de Ibaiti a I Oficina Presencial de Montagem e Programação de Robôs para Competições.

Essa parceria se firmou no começo de 2022 e as oficinas começaram em meados de maio, porém no formato virtual, capacitando primeiramente os professores envolvidos das escolas da região do norte pioneiro.

A oficina presencial, ministrada pelos professores André Luiz Salvat Moscato, Héber Renato Fadel de Morais e João Paulo Lima Silva de Almeida, teve como objetivo nivelar tecnicamente as escolas das regiões de Jacarezinho e de Ibaiti para a Competição de Robótica que ocorrerá na GeniusCon em outubro deste ano.

As escolas estaduais da região inscreveram seus estudantes, trouxeram seus kits de robótica e notebooks. A primeira etapa da oficina foi destinada para a identificação das peças a serem utilizadas e para a montagem dos robôs e a segunda etapa foi de programação com Arduino. Ao final da oficina, os estudantes puderam testar seus robôs seguidores de linha e vários obtiveram sucesso, alguns precisaram de ajustes, e em geral, foi muito proveitoso o evento.

O professor João, professor de robótica de uma escola de Jaboti, elogiou o evento, dizendo:

“Gostamos muito do evento, o brilho nos olhos dos alunos diz tudo. A prática, os erros e o processo de aprendizagem a gente viu de verdade aqui acontecendo. Acho que essa é a escola moderna!”

No evento compareceram escolas de 14 cidades diferentes: Abatiá, Andirá, Bandeirantes, Barra do Jacaré, Cambará, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Quatiguá, Ribeirão do Pinhal, Santo Antônio da Platina e Siqueira Campos.

Segundo a Renata Tardelli, consultora credenciada do SEBRAE:

“Esse momento marca o início de uma parceria que tende a colher bons frutos! Nosso foco não é apenas preparar equipes para GeniusCon, mas também estimular a cultura da inovação por meio dos nossos ativos tecnológicos e assim promover a criação de novos projetos que contribuam com o desenvolvimento da região.”

O campus Jacarezinho agradece aos parceiros e parabeniza os organizadores. O sucesso deste evento também é um resultado do trabalho dos estudantes do IFPR que demonstraram responsabilidade e protagonismo. As estudantes do GaJac, Ana Lívia Garcia Ribeiro e Lara Beatriz Cordeiro de Morais, ambas do curso Técnico em Eletrotécnica e o estudante Carlos Eduardo Angelini, do curso de Engenharia de Controle e Automação, montaram e programaram um robô seguidor de linha para ser o modelo na oficina. O estudante do curso Técnico em Eletromecânica e estagiário do GaJac, Marcos Vinícius Bernardo Batista juntamente com a Gabriele Cardoso da Cruz, estudante de Engenharia de Controle e Automação e a Maria Isadora Tardelli Fadel de Morais, do curso Técnico em Informática, participaram da organização do evento e também deram suporte às equipes. O estudante Iago Flávio Abou Saab Pawak apresentou um robô seguidor de linha desenvolvido por ele simulando uma competição de robótica. Os estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação Hugo Fernando Yamanaka, Adelar Baccon de Araújo, Vitor Hugo de Souza Bispo e Carlos Alexandre de Souza Bispo deram suporte durante toda a oficina em atividades de montagem, soldagem e programação dos robôs.