Comunicado da Direção Geral – Campus Jacarezinho

Comunicado da Direção Geral

A Direção Geral do IFPR/Jacarezinho informa que, quanto à ameaça encontrada no campus, as medidas cautelares e de segurança foram tomadas, sendo registrado o Boletim de Ocorrência, cuja investigação ficará a cargo da Polícia Civil, além de solicitar a presença da Patrulha Escolar da Polícia Militar.

Ademais, o Campus colocará um segurança no dia 16/08, serviço esse que era de caráter contínuo anteriormente, mas com os sequenciais cortes de recursos na educação federal, foi preciso cortá-lo.

Destaca-se que o fato acontece num contexto de ameaças em Escolas no Brasil todo, como destaca a reportagem da Folha de São Paulo, conforme link. Segundo o jornal, essa onda começou no final do ano passado e viralizou pelo Tik Tok, como uma espécie de trote.

As aulas serão mantidas, com todo o cuidado. O cancelamento delas geraria uma cultura de ameaças com o fito de cancelar dias letivos, o que fomentaria o surgimento de mais situações semelhantes e prejudicaria a formação dos estudantes, algo já bastante afetado com a pandemia.

O Campus informa que, se descoberto o autor da ameaça, procederá com sua expulsão, além de apresentar denúncia crime na esfera civil.

A Direção do campus manifesta que não aceitará qualquer tipo de ameaça e violência nas dependências da instituição e lamenta que, diante de um país em frangalhos, pessoas encontrem forças para esse tipo de situação em vez de trabalharem para ajudar os brasileiros que passam fome, frio e não possuem teto.

Tais ações como essa, advindas de jovens, refletem o cenário caótico brasileiro, cujo sistema educacional majoritário é ultrapassado e engessado ao ponto de ainda produzir seres humanos sem consciência cidadã.

O Campus Jacarezinho é ambiente de acolhimento, afeto e educação pública de altíssima qualidade, trabalhando incansavelmente para qualificar a cidadania, o conhecimento, a tecnologia, a sociedade e a economia da cidade e região.