Confira como foi a Formação pedagógica no Campus Jacarezinho – Campus Jacarezinho

Formação Pedagógica

Confira como foi a Formação pedagógica no Campus Jacarezinho

Nos dias 25 e 26 de julho, os servidores e servidoras do Campus Jacarezinho tiveram a oportunidade de debater sobre diversos temas relevantes na Formação Pedagógica.

No dia 25 de julho, ocorreu o tradicional café da manhã comunitário. Iniciou-se a formação com a fala da pedagoga Daniele Leonarda dos Santos Baptista, que, na ocasião, realizou a entrega à direção do campus do Produto Educacional – Relatório Analítico das Práticas Pedagógicas do IFPR – Campus Jacarezinho, resultado da dissertação de Mestrado da servidora. Esse momento contou com a presença do professor Flávio Massami Martins Ruckstadter, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd/UENP). Na sequência a Profª Drª. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), ministrou a Palestra intitulada: “Trabalho educativo e conhecimento científico: a pedagogia histórico-crítica e o papel do professor.” A parceria IFPR e UENP tem gerado bons resultados na troca de experiências e conhecimento.

No período da tarde do dia 25, o Prof. Adelso Fidelis de Moura realizou uma palestra sobre Atendimento Educacional Especializado (AEE) e foi possível uma reflexão sobre o papel importante do AEE no processo ensino-aprendizagem. Após a palestra os servidores ouviram os informes da Coordenação de Ensino (COENS) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

No dia 26, os servidores receberam os informes gerais da Coordenação de Pesquisa, Extensão e Inovação (COPEX), com a atualização dos projetos contemplados com bolsas. Houve também informes da Seção de Inovação e Empreendedorismo/Núcleo de Inovação e Tecnologia (SIE/NIT) e da Seção de Estágios e Relações Comunitárias (SERC). Na sequência, para os interessados em aprender mais sobre o Sistema Siscope, ocorreu um minicurso: “Funções e Utilização do Siscope”, organizado pelo servidor Antônio Carlos Ribeiro dos Santos Junior, presidente do Comitê de Pesquisa e Extensão (COPE).