Confira como foi a II Semana da Engenharia de Controle e Automação – Campus Jacarezinho

II S.E.C.A

Confira como foi a II Semana da Engenharia de Controle e Automação

Com o objetivo de reunir alunos, pesquisadores, e profissionais para compartilharem conhecimentos relacionados às áreas de formação do engenheiro de controle e automação, o Campus Jacarezinho organizou, entre os dias primeiro e quatro de julho, com ajuda de servidores e discentes do curso, um evento completo para estudantes e professores do próprio campus e de outras instituições de ensino.

Na segunda-feira, dia primeiro de julho, ocorreu a abertura do evento, na qual o Diretor Geral do campus, Prof. Dr. Rodolfo Fiorucci, e o coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, Prof. Dr. Luis Fabiano Barone Martins, explicaram a importância do evento para o Campus Jacarezinho e para a comunidade. Depois, o Prof. Dr. Wagner Fontes Godoy, da UTFPR-Cornélio Procópio, ministrou a palestra de abertura “Engenharia e Inovação”.

Na terça-feira, houve os minicursos “Introdução ao desenho assistido de computador: uma abordagem 3D”; “Manipulação de planilhas eletrônicas para engenharia” e “Introdução ao Arduino”. Depois disso, na quarta-feira, dia três, o Prof. Dr. Wagner Endo, da UTFPR-Cornélio Procópio, ministrou a palestra “Atuação do engenheiro de controle e automação na indústria 4.0”. E, na sequência, o professor Prof. Me. Rodrigo Vinícios Da Costa, da UEL, ministrou a palestra “Uma aplicação de redes neurais artificiais para recuperação de imagens”.

Na quinta-feira, dia quatro, ocorreu mais uma noite de aprofundamentos de estudos com os minicursos “Configuração de bloco e de impressão no AutoCAD”; “Noções básicas de MatLab” e “Introdução ao Arduino”. Além disso, durante as tardes dos dias 02, 03 e 04, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e se aprofundar no tema “Transformada de Laplace”, tão importante e necessária ao projeto de sistemas de controle.

Segundo prof. Uiliam Nelson Lendzion Tomaz Alves, um dos organizadores do evento, “a semana da engenharia é uma ação importante do campus no sentido de consolidação do curso. Em especial, nesta segunda semana, foram debatidos temas atuais e importantes na formação do engenheiro de controle e automação, além de minicursos que propiciaram a obtenção de competências valiosas aos futuros profissionais.”