Sobre a Coordenação de Pesquisa e Extensão – Campus Jacarezinho
Coordenações Coordenação de Pesquisa e Extensão Sobre a Coordenação de Pesquisa e Extensão

Sobre a Coordenação de Pesquisa e Extensão

Atualizado em

A COPEX é uma coordenação vinculado à Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão (DIEPEX) do Campus Jacarezinho, com a finalidade de implementar e gerenciar, em diálogo com a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROEPPI) do IFPR, as políticas de incentivo às atividades de extensão, pesquisa, inovação, empreendedorismo e propriedade intelectual na unidade.

Conheça a estrutura da COPEX Campus Jacarezinho:

• COPE (Comitê de Pesquisa e Extensão): É um órgão colegiado local instituído com o objetivo de assessorar a COPEX/DIEPEX do Campus e a PROEPPI/Reitoria na execução das diversas políticas de fomento e incentivo às atividades de pesquisa, extensão e inovação na unidade.
  • SIE (Seção de Inovação e Empreendedorismo): É uma seção da COPEX Jacarezinho vinculada à PROEPPI/Reitoria por meio da Agência de Inovação (AGIF), com a finalidade de planejar, orientar e coordenar as atividades de inovação e empreendedorismo no Campus.
  • NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia): É um núcleo ligado à SIE da COPEX Jacarezinho e vinculado ao NIT da Agência de Inovação (AGIF), na PROEPPI/Reitoria. Assessorado pelo NIT/AGIF, o NIT local operacionaliza a política de inovação no Campus, no que diz respeito à inovação, à proteção da propriedade intelectual, à transferência de tecnologia e à criação de uma rede de pesquisadores no âmbito da unidade e do IFPR como um todo.
  • SERC (Seção de Estágios e Relações Comunitárias): É uma seção da COPEX responsável pela articulação, organização e execução de ações relacionadas à oferta de estágios e outras atividades necessárias ao desenvolvimento da prática profissional dos estudantes do Campus.

As principais competências da COPEX Campus Jacarezinho são:

• Cumprir e fazer cumprir normas e procedimentos institucionais do IFPR relativas às políticas de estruturação e fomento das atividades de extensão, pesquisa, inovação, empreendedorismo, propriedade intelectual e pós-graduação;
  • Assessorar a administração superior do Campus nos temas designados à Coordenadoria;
  • Divulgar eventos na área de extensão, pesquisa, empreendedorismo e inovação;
  • Acompanhar o gerenciamento de projetos e relatórios de pesquisa junto ao COPE;
  • Orientar e acompanhar a atualização dos currículos Lattes dos servidores do Campus;
  • Fomentar as publicações de docentes, técnicos administrativos e estudantes;
  • Estimular a submissão de projetos aos diversos Editais da PROEPPI, auxiliando e acompanhando o processo seletivo nas modalidades de bolsas dos Programas de Apoio às atividades de pesquisa, extensão e inovação, dando os devidos encaminhamentos.
  • Gerenciar o pagamento de bolsas nas Chamadas Internas Específicas do Campus (CIEC).
  • Orientar e coordenar a Direção Geral do Câmpus em determinados programas e projetos;
  • Apoiar as ações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFPR e do Campus;
  • Coordenar pesquisas de levantamento de demandas da sociedade por cursos técnicos, bacharelados, licenciaturas e outros para a expansão e fortalecimento do Campus;

Contato da COPEX:

copex.jacarezinho@ifpr.edu.br

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.