CPA – Comissão Própria de Avaliação – Campus Jacarezinho
CPA – Comissão Própria de Avaliação

CPA – Comissão Própria de Avaliação

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O que é uma CPA?

A lei nº10.861 de 14 de abril de 2004 instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e, em seu artigo 11, consta:

Cada instituição de ensino superior, pública ou privada, (…) constituirá Comissão Própria de Avaliação – CPA, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, obedecidas as seguintes diretrizes:

I – constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;

II – atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

A Resolução CONSUP/ IFPR nº38, de 04 de outubro de 2021 é o atual regimento da Comissão Própria de Avaliação, e caracteriza a CPA, em seu Art. 3º da seguinte forma:

A CPA do IFPR tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da Política de Avaliação Institucional, definida nas legislações pertinentes e nas deliberações exaradas pelo Conselho Superior do IFPR (Consup).

Como é a CPA no IFPR?

De acordo com os Arts. 4º e 5° da Resolução CONSUP/ IFPR nº38:

Art. 4º A CPA terá a seguinte organização administrativa:

I – CPA Central;

II – Secretaria Administrativa;

III – CPA Local. 

Art. 5º A CPA Central é designada por Portaria da Reitoria do IFPR, com a
seguinte composição, por segmento de representação:
I – 3 (três) representantes do corpo docente e seus respecƟvos suplentes, indicado por
seus pares;
II – 3 (três) representantes do corpo técnico-administraƟvo e seus respecƟvos suplentes,
indicado por seus pares;
III – 3 (três) representante do corpo discente e 1 (uma) suplente, indicado por seus pares;
IV. 2 (dois) representantes da sociedade civil organizada e um suplente, indicados pelo
Consup.

Como é a CPA nos Campi?

De acordo com o Art. 6º da Resolução CONSUP/ IFPR nº38:

Art. 6º A CPA Local será designada por Portaria da Direção Geral Campus e terá a seguintes composição por segmento de representação:

I – 2 (dois) representantes do corpo docente e seus respectivos suplentes, indicado por seus pares;

II – 2 (dois) representantes do corpo técnico-administrativo e seus respectivos suplentes, indicados por seus pares;

III – 2 (dois) representante do corpo discente e um suplente, indicados por seus pares;

IV – 2 (dois) representantes da sociedade civil e um suplente, indicados pelo Colégio de Dirigentes do Campus – Codic

Quem é a CPA no Campus Jacarezinho?

  • David José de Andrade Silva (Docente – titular) 
  • Pedro Renato Anizelli (Docente suplente) 
  • André Pires do Prado (Docente – titular) 
  • Gustavo Henrique Bazan (Docente suplente) 
  • Marcos Antônio Hoffmann Nunes (TAE titular) 
  • Jeferson Abilio da Silveira (TAE suplente) 
  • Moisés Evangelista (TAE titular) 
  • Ana Maria Maximiano Urias Teodoro (TAE suplente) 
  • Luiz Carlos Kozarenko Parreira (Discente titular)
  • Leonardo Marques Quirino da Silva (Discente titular) 
  • Pedro Luís Borges de Souza Filho (Discente suplente)
  • Renata Dias de Campos Tardelli (Sociedade Civil titular)

Como acessar os documentos produzidos pela CPA?

O que é produzido pela CPA Central pode ser acessado pelo link: https://ifpr.edu.br/institucional/o-instituto/comissoes/cpa/

Os resultados das avaliações podem ser acessados pelo link: https://ifpr.edu.br/institucional/o-instituto/comissoes/cpa/avaliacao/

Por sua vez, a CPA Local possui um repositório por meio de processo no Sistema Eletrônico de Informação (23411.016290/2022-91), mas também disponibiliza no próprio site institucional do IFPR Campus Jacarezinho.

O que é avaliado?

O instrumento de avaliação institucional elaborado pela CPA Central busca contemplar a as dimensões e indicadores do SINAES e organiza a coleta de dados na seguinte estrutura:

Planejamento e Avaliação Institucional;

Desenvolvimento Institucional: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Responsabilidade Social da Instituição;

Políticas Acadêmicas: Política de Ensino, Pesquisa e Extensão; Comunicação com a Sociedade; Política de Atendimento aos Discentes;

Política de Gestão: Política de Pessoal; Organização e Gestão da Instituição; Sustentabilidade Financeira;

Infraestrutura.

Documentos produzidos pela CPA Local

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