CPA – Comissão Própria de Avaliação
Atualizado em
O que é uma CPA?
A lei nº10.861 de 14 de abril de 2004 instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e, em seu artigo 11, consta:
Cada instituição de ensino superior, pública ou privada, (…) constituirá Comissão Própria de Avaliação – CPA, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, obedecidas as seguintes diretrizes:
I – constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;
II – atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.
A Resolução CONSUP/ IFPR nº38, de 04 de outubro de 2021 é o atual regimento da Comissão Própria de Avaliação, e caracteriza a CPA, em seu Art. 3º da seguinte forma:
A CPA do IFPR tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da Política de Avaliação Institucional, definida nas legislações pertinentes e nas deliberações exaradas pelo Conselho Superior do IFPR (Consup).
Como é a CPA no IFPR?
De acordo com os Arts. 4º e 5° da Resolução CONSUP/ IFPR nº38:
Art. 4º A CPA terá a seguinte organização administrativa:
I – CPA Central;
II – Secretaria Administrativa;
III – CPA Local.
Art. 5º A CPA Central é designada por Portaria da Reitoria do IFPR, com a
seguinte composição, por segmento de representação:
I – 3 (três) representantes do corpo docente e seus respecƟvos suplentes, indicado por
seus pares;
II – 3 (três) representantes do corpo técnico-administraƟvo e seus respecƟvos suplentes,
indicado por seus pares;
III – 3 (três) representante do corpo discente e 1 (uma) suplente, indicado por seus pares;
IV. 2 (dois) representantes da sociedade civil organizada e um suplente, indicados pelo
Consup.
Como é a CPA nos Campi?
De acordo com o Art. 6º da Resolução CONSUP/ IFPR nº38:
Art. 6º A CPA Local será designada por Portaria da Direção Geral Campus e terá a seguintes composição por segmento de representação:
I – 2 (dois) representantes do corpo docente e seus respectivos suplentes, indicado por seus pares;
II – 2 (dois) representantes do corpo técnico-administrativo e seus respectivos suplentes, indicados por seus pares;
III – 2 (dois) representante do corpo discente e um suplente, indicados por seus pares;
IV – 2 (dois) representantes da sociedade civil e um suplente, indicados pelo Colégio de Dirigentes do Campus – Codic
Quem é a CPA no Campus Jacarezinho?
- David José de Andrade Silva (Docente – titular)
- Pedro Renato Anizelli (Docente suplente)
- André Pires do Prado (Docente – titular)
- Gustavo Henrique Bazan (Docente suplente)
- Marcos Antônio Hoffmann Nunes (TAE titular)
- Jeferson Abilio da Silveira (TAE suplente)
- Moisés Evangelista (TAE titular)
- Ana Maria Maximiano Urias Teodoro (TAE suplente)
- Luiz Carlos Kozarenko Parreira (Discente titular)
- Leonardo Marques Quirino da Silva (Discente titular)
- Pedro Luís Borges de Souza Filho (Discente suplente)
- Renata Dias de Campos Tardelli (Sociedade Civil titular)
Como acessar os documentos produzidos pela CPA?
O que é produzido pela CPA Central pode ser acessado pelo link: https://ifpr.edu.br/institucional/o-instituto/comissoes/cpa/
Os resultados das avaliações podem ser acessados pelo link: https://ifpr.edu.br/institucional/o-instituto/comissoes/cpa/avaliacao/
Por sua vez, a CPA Local possui um repositório por meio de processo no Sistema Eletrônico de Informação (23411.016290/2022-91), mas também disponibiliza no próprio site institucional do IFPR Campus Jacarezinho.
O que é avaliado?
O instrumento de avaliação institucional elaborado pela CPA Central busca contemplar a as dimensões e indicadores do SINAES e organiza a coleta de dados na seguinte estrutura:
Planejamento e Avaliação Institucional;
Desenvolvimento Institucional: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Responsabilidade Social da Instituição;
Políticas Acadêmicas: Política de Ensino, Pesquisa e Extensão; Comunicação com a Sociedade; Política de Atendimento aos Discentes;
Política de Gestão: Política de Pessoal; Organização e Gestão da Instituição; Sustentabilidade Financeira;
Infraestrutura.