Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2011 do IFPR – Campus Jacarezinho

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2011 do IFPR

Estão abertas, até o dia 8 de novembro, as inscrições para o processo seletivo 2011 do Instituto Federal do Paraná (IFPR).  O edital, na íntegra, pode ser conferido, aqui.  As inscrições custam R$ 35 e devem ser feitas exclusivamente pela internet, neste link.

Cursos técnicos
São oferecidas 3620 vagas em 57 cursos técnicos, todos públicos e gratuitos, com duração de um ano e meio a quatro anos. Os cursos técnicos ocorrem em quatro modalidades: integrado ao Ensino Médio; subsequente, concomitante e Proeja. As provas para os cursos técnicos serão realizadas no dia 28 de novembro, simultaneamente, nas cidades de Assis Chateaubriand, Campo Largo, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Ortigueira e Telêmaco Borba.

Mostra de cursos
Os estudantes poderão obter mais informações sobre os cursos oferecidos e sobre o Instituto na 2ª Mostra de Cursos do IFPR, que será realizada na proxima semana, logo após o feriado prolongado de 12 de outubro.  Em Jacarezinho, a Mostra ocorre no dia 16 na Rua Paraná, proximo a agência da Caixa Econômica Federal, das 09h às 14h.

O Instituto
O IFPR é uma Instituição Pública e gratuita de Educação Profissionalizante, criada pela lei 11.892/08, que transformou a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Diferentemente de uma universidade clássica, os institutos federais podem oferecer cursos em todos os níveis e modalidades de Ensino (do Ensino Básico à Pós-Graduação, passando, por exemplo, pelo Ensino à Distância e pela Educação de Jovens e Adultos – Proeja).

Apesar de ter sido criado há cerca de dois anos, o IFPR tem na bagagem uma rica e expressiva história, uma vez que a ET-UFPR foi fundada em 1869.

A proposta político-pedagógica é outro diferencial.  O IFPR tem o objetivo de ser uma ferramenta de desenvolvimento econômico e, principalmente, de inclusão social, ofertando cursos e serviços de qualidade, planejados com base nos Arranjos Produtivos Locais (APL’s).