Estudantes do Campus Jacarezinho fazem visita ao COFADD – Campus Jacarezinho

Visita ao COFADD

Estudantes do Campus Jacarezinho fazem visita ao COFADD

No dia 04 de março, a Profa. Isabel Cristina Campos e o grupo de estudantes matriculado na Unidade Curricular (UC) “Vozes da diversidade em pesquisa e extensão”, em conjunto com o projeto “Ser Humano Ser”, realizaram uma visita à Comunidade Feminina de Assistência às Dependentes de Drogas (COFADD) como parte das atividades formativas.

A UC tem por objetivo promover discussões e reflexões sobre Direitos Humanos, o que envolve o conhecimento de políticas públicas para atendimento de áreas como a saúde pública e o direito à integridade pessoal, problema tratado na COFADD, haja vista que a dependência é algo que assola a sociedade nos mais variados estratos sociais.

De acordo com dados da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, a COFFAD foi criada no dia 16 de junho de 1990, mas só conseguir iniciar atendimentos para residentes a partir de 1995, ano em que a construção foi concluída. Até o ano de 2013, foram atendidas aproximadamente 400 pessoas, quantidade certamente ultrapassada na atualidade.

A flexibilidade curricular proposta pelo Campus Jacarezinho promoveu o debate sobre Direitos Humanos no ambiente escolar de forma articulada entre pesquisa e extensão e, com isso, dá o devido valor que o tema merece. O contato desses estudantes com as experiências de pessoas que sofreram os males da drogadição será um componente importantíssimo para a sua formação cidadã.