Estudantes do Campus Jacarezinho participam do Parlamento Jovem – Campus Jacarezinho

PARLAMENTO JOVEM

Estudantes do Campus Jacarezinho participam do Parlamento Jovem

Durante este primeiro semestre, os estudantes do Campus Jacarezinho participaram do programa Parlamento Jovem. Trata-se de uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, em conjunto com Escolas Públicas e Câmara Municipal. O objetivo é a educação político-eleitoral do estudante do Ensino Médio, estimulando-o para o exercício da cidadania.
O programa coloca os estudantes em contato direto com as regras eleitorais reais: existem diferentes partidos políticos; é necessária a filiação; composição de diretoria executiva; convenção partidária e lançamento de candidaturas.
O Campus contou com 17 candidatos. No dia sete de junho, os estudantes votaram e elegeram três vereadores jovens: Helena Santos (Helenão), Ana Bergamini (Bergamini) e Ygor Alves (Big Jump); assim como dois suplentes: Igor Alves (Igor) e Noemí Cesário (Noemí).

Para o professor Carlos Henrique da Silva, coordenador do programa no Campus, ocorre de fato a formação política dos estudantes. Eles precisam decidir o partido ao qual se filiar, tomar decisões coletivas, defender ideias e projetos, cumprir todo o trâmite legal do processo. Com isto esperamos que os estudantes tenham maior interesse pela política, que sejam sujeitos ativos e, até mesmo, um futuro político.

A diplomação dos eleitos acontecerá no dia 01 de julho e a posse na Câmara Municipal dia 04 de julho. No segundo semestre, os vereadores jovens debaterão seus projetos no Poder Legislativo de Jacarezinho.