Estudantes do Grupo de Estudos para Olimpíadas do Conhecimento participam da 1ª fase da XIX OBB – Campus Jacarezinho

Olimpíada Brasileira de Biologia

Ocorreu na última sexta-feira, 10 de março, no Instituto Federal do Paraná – Campus Jacarezinho, a XIX Olimpíada Brasileira de Biologia, que contou com a participação de mais de 50 estudantes do Grupo de Estudos para Olimpíadas do Conhecimento, desenvolvido pela Diretoria de Educação, Ciência e Tecnologia, do grêmio UJES.

O projeto de um grupo de estudos foi discutido e idealizado pela Diretoria ECT no final do ano de 2022, mas apenas em 2023 foi possível colocá-lo em prática com a participação do IFPR – Campus Jacarezinho na Olimpíada Brasileira de Biologia. A partir dele, foi possível alcançar mais de 50 estudantes, veteranos e calouros, interessados em adquirir conhecimentos não apenas para a OBB como também para o ENEM e outros vestibulares.

O grupo de estudos ainda contou com a colaboração das professoras de Biologia Flávia Presti, responsável pela olimpíada na instituição de ensino, e Fabíola Inácio, que contribuíram compartilhando diversos materiais sobre conteúdos pertinentes e atuais.

“Quando começamos o grupo de estudos, utilizando o Google Classroom e o Discord, não imaginávamos as proporções que o mesmo tomaria – em menos de uma semana semana já haviam 30 estudantes participando! Em todos os meus quatro anos de IF, nunca vi tantos estudantes interessados!
Selecionamos os melhores artigos, vídeo aulas e mapas mentais, além de criação de conteúdo autoral, para facilitar os estudos dos participantes.
Tudo isso foi novo para mim e para meus amigos, membros da diretoria. Durante as semanas de estudo houve muito medo e incertezas, mas hoje, após ter realizado a olimpíada e ponderar sobre a proporção que o projeto tomou, pode-se dizer que nosso principal objetivo foi atingido: compartilhar conhecimento”

Marcos Vinícius Batista, auxiliar da Diretoria de Educação, Ciência e Tecnologia e um dos desenvolvedores do Grupo de Estudos

A Diretoria ECT ainda destacou que já está começando os preparativos para outras olimpíadas do conhecimento, como a OBMEP, e pretende atingir mais estudantes, auxiliando-os e promovendo a busca pelo conhecimento.