Estudantes do IFPR Campus Jacarezinho participam de evento da prefeitura sobre promoção da saúde – Campus Jacarezinho

Evento Externo

Na manhã do último sábado (dia 12), os estudantes Maira P. Dolce, Marcos Vinícius B. Batista, Maria Eduarda P. Lima e Nathália Maria Martins, orientados pela professora Fabíola Dorneles, participaram de um evento organizado pela prefeitura de Jacarezinho-PR denominado “Tendas Itinerantes da Saúde”. Trata-se de um programa da Secretaria Municipal de Saúde para prestar serviços à comunidade, tais como aferição de pressão e de glicemia, orientações sobre saúde bucal, combate à dengue, vacinação de rotina, teste de DSTs e muitas outras. O projeto de extensão coordenado pela professora Fabíola, “Laboratório de Ciências Itinerante”, contribuiu com a ação da prefeitura levando à população noções sobre educação alimentar. Para a professora, “esse tipo de atividade favorece tanto a comunidade externa, quanto os nossos estudantes voluntários integrantes do projeto, pois a troca de experiências é evidente e o compartilhamento do conhecimento é muito importante; trabalhamos a importância da lavagem corretas das mãos, fizemos orientações sobre o excesso de sal e açúcar na alimentação, apresentamos órgãos dos sistemas respiratório, digestivo e cardíaco e, através do microscópio, mostramos à população alguns micróbios que estão presentes na alimentação, mas que são invisíveis aos olhos, reforçando a limpeza correta dos alimentos antes do consumo. Os estudantes que integram o projeto puderam participar de uma experiência incrível que só agrega valor aos ensinamentos adquiridos na escola. Nosso projeto de extensão começou em 2020, mas tivemos que replanejar as ações presenciais devido à pandemia. Agora, retomamos as atividades e pretendemos fazer diversas intervenções junto à comunidade, em outros locais públicos e escolas, bem como levar a comunidade para visitar as dependências do IFPR campus Jacarezinho. Outro objetivo do projeto é a divulgação dos cursos oferecidos pelo Instituto Federal, a fim de que a comunidade conheça mais a nossa instituição.