Publicado em
Sete estudantes do IFPR campus Jacarezinho representaram o município na IX FEBIC – Feira Brasileira de Iniciação Científica, em Pomerode-SC. Elas levaram três trabalhos finalistas, selecionados entre mais de 1.000 estudos, que foram apresentados na forma de painéis durante os dias 16 a 20 de setembro. As estudantes Ana Lívia de Souza, Beatriz Pinzon, Gabriela Dias, Maria Eduarda Panicki, Monize Pimenta, Patrícia Guiotti e Yasmin Soares, orientadas pela professora Fabíola Dorneles, levaram à feira recortes de projetos de Iniciação Científica desenvolvidos no campus, com os títulos “Cultivo e Análise de Tenébrios para Kits Eco-Conscientes”, “Ecobarreiras Vivas” e “FungiFrutti”.
Além das apresentações, a IX FEBIC contou com palestras, atividades culturais, minicursos e oficinas, possibilitando a interação dos participantes com outros estudantes de diversas partes do Brasil e até do exterior. “Sempre procuro estimular meus orientandos a participar de feiras e congressos científicos externos, na medida do possível, pois é muito interessante para eles a troca de experiência e o contato com estudantes de outras realidades, até mesmo para que valorizem a nossa instituição e o quanto nos esforçamos para o desenvolvimento dos projetos no campus Jacarezinho. As meninas apresentaram muito bem e receberam elogios de quem passava pelos painéis, o que só me enche de orgulho e nos motiva cada vez mais a continuidade do trabalho, apesar das grandes dificuldades que enfrentamos. Muito mais do que apresentar um trabalho em outro local, tivemos algumas experiências incríveis, como a primeira vez de algumas a ir tão longe de casa, a passar muitos dias longe da família, a compartilhar um quarto tão apertado com mais sete pessoas rsss e, claro, a primeira vez de algumas estudantes na praia, fato que foi possibilitado pela conexão que precisamos fazer na volta a Jacarezinho. São emoções como essas que dão aquela injeção de ânimo que precisamos para continuar”.
Para a recém-formada Técnica em Alimentos, Monize, “a experiência de participar da IX Febic foi surreal, uma experiência que todos os alunos deveriam passar e conhecer, foi fantástico ver gente do Brasil todo apresentando seus projetos e ver como foram elaborados”. A estudante do terceiro ano, Maria Eduarda comenta que “foi a melhor experiência acadêmica que poderia ter. Os dias que passamos em Pomerode, serão dias que ficarão para sempre guardados em minha memória, assim como as novas pessoas e outros trabalhos que conheci lá. Nesse evento pude ver como a ciência pode ser vasta e se expandir para diversos caminhos geniais. Além disso, apresentar o trabalho com as meninas do meu stand me ensinou muito sobre confiança e domínio do assunto…Resumindo em palavras simples: que evento e viagem incríveis!”. Patrícia complementa que “Participar da FEBIC foi a realização de um sonho, um sonho que eu não achava possível, por isso agradeço a nossa orientadora e ao Instituto Federal por toda a estrutura”. A mais nova da equipe, Ana Lívia, afirmou que “foi algo inesquecível, uma experiência com tanta alegria, saber, conhecimento e história. As amizades que fiz, as pessoas que conheci e as experiências que vivenciei serão guardadas com carinho e amor”.