Estudantes, docentes e técnicos podem participar do Programa de Bolsas do IFPR – Campus Jacarezinho

Estudantes, docentes e técnicos podem participar do Programa de Bolsas do IFPR

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) lançou nesta segunda-feira (14) os editais para três programas institucionais de bolsas estudantis: o Programa Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social – PBIS, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – PIBC-JR e a Monitoria. Cada programa tem objetivos e características específicas, mas, de forma geral, todos visam propiciar o desenvolvimento acadêmico e a permanência do estudante no curso.
Programa Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social – PBIS

O programa é voltado para estudantes dos cursos técnicos de nível médio, presenciais e à distância, e cursos de graduação. O PBIS prioriza alunos que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Serão selecionados projetos em seis temáticas: Aprendizagem Colaborativa; Aprendizagem por projetos; Arte e Cultura; Agroecologia, Esporte e Lazer; Rede Comunitária.

A Seleção para o PBIS/2011 ocorrerá em duas fases paralelas, sendo que na primeira serão selecionadas as propostas acadêmicas e, na segunda, os bolsistas. As propostas acadêmicas são programas ou projetos de ensino, pesquisa e extensão, ou atividades que comprovadamente demonstrarem a importância da participação dos estudantes para o enriquecimento de sua vida escolar. Podem inscrever propostas acadêmicas servidores docentes ou técnicos administrativos do IFPR.

O programa oferta 712 bolsas para estudantes no valor de R$ 300,00 cada. O resultado será divulgado até o dia 25 de abril, quando será encaminhado à direção de cada Campus a lista dos estudantes e das propostas selecionadas para início do Programa.

Prazos:

Inscrição de propostas acadêmicas – 14 a 27 de março

Inscrição de estudantes – 14 a 31 de março

Edital PBIS 2011

Formulário – inscrição de propostas

Declaração de trabalhador autônomo

Formulário – inscrição alunos

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – PIBC-JR

O Programa é voltado para estudantes de cursos técnicos de todos os campi do IFPR. O PIBIC consiste na oferta de bolsas a estudantes selecionados para participarem de projetos de pesquisa científica. O processo seletivo envolve duas etapas: a primeira irá selecionar os docentes orientadores dos projetos, em que os professores deverão apresentar propostas de pesquisa científica. Na segunda fase os docentes que tiverem os projetos escolhidos procederão a seleção do estudante bolsista.

Serão disponibilizadas 39 bolsas de Iniciação Científica Júnior. O programa oferta bolsas no valor de R$ 200 para alunos que cumprirem uma carga de 12 horas de atividades semanais. Os estudantes exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com o IFPR.

O bolsista, que deve ser estudante regularmente matriculado no IFPR e ter cursado o primeiro semestre, não podendo também estar no último semestre, poderá vincular-se a um único projeto de pesquisa. Para ser selecionado pelo Programa de Bolsas, o aluno não poderá ter nenhum conceito “C” no histórico escolar referente ao eixo e/ou área ao qual o projeto de pesquisa esteja inserido e frequência inferior a 75% em qualquer uma das disciplinas cursadas. Também é proibido que o candidato receba bolsas de outros Programas do IFPR ou de outras instituições.

Inscrição de docentes: de 14 a 17 de março

Inscrição de estudantes: 29 de março a 1º de abril

Leia os Editais e tenha acesso aos formulários aqui.

Monitoria
O programa é voltado aos Cursos Técnicos dos Campi Assis Chateaubriand, Campo Largo, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama. Serão disponibilizados um total e 72 Bolsas Monitoria no valor de R$ 200,00 cada.

Para concorrer à Bolsa Monitoria o aluno deverá: ter cursado o 1º período do curso no qual está matriculado; ter sido aprovado na disciplina/unidade curricular que caracteriza a área da Monitoria pretendida; comprovar haver compatibilidade entre os horários de suas atividades escolares e os propostos para o desenvolvimento da Monitoria; não receber outra bolsa do IFPR e não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito do IFPR.

O processo seletivo envolve duas etapas: a primeira irá selecionar os docentes orientadores dos projetos, em que os professores deverão apresentar projeto de ensino relacionado à matriz curricular do curso no qual atuam. Na segunda fase o campus deve determinar uma comissão que procederá a seleção dos estudantes-monitores. O resultado será divulgado no dia 24 de março.

Inscrição de docentes: de 14 a 17 de março

Inscrição de estudantes: 29 de março a 1º de abril

Leia os Editais e tenha acesso aos formulários aqui.