Estudantes participam da Olimpíada de Robótica IFPR e da Mostra de Lançamento de Foguetes – Campus Jacarezinho

OLIMPÍADA DE ROBÓTICA

Na manhã da quinta-feira, 09 de maio, os estudantes do Campus Jacarezinho participaram de dois grandes eventos institucionais: a etapa local da Olimpíada de Robótica IFPR e a Mostra de Foguetes. Os eventos mobilizaram estudantes de todos os cursos e contaram com a participação de técnicos e docentes. Na etapa local da Olimpíada de Robótica, nove equipes participaram nas categorias: seguidor de linha pro, seguidor de linha júnior, resgate, mini sumô (robôs com até 0,5kg) e sumô (robôs com até 1 kg). As equipes classificadas para etapa institucional foram: Os mata pato – categoria seguidor de linha pro; Silver foxes – categoria seguidor de linha júnior; Lego bits – categoria resgate; Abugi – categoria mini sumô; e Bakathe – categoria sumô. O professor Uiliam Nelson Lendzion Tomaz Alves avalia que “ a olimpíada de robótica é um evento promovido pelo IFPR que visa estimular o interesse da comunidade pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia e da inovação”. O docente acrescenta que “ela promove a integração entre os estudantes dos diferentes cursos do IFPR e possibilita o contato com o desenvolvimento de protótipos e resolução de problemas práticos”. Na Mostra de Lançamentos de Foguetes, o primeiro lugar foi conquistado pela Equipe Buzz Lightyear, cujo foguete foi lançado a 96 metros de distância. Em segundo lugar, a Equipe Anonymous lançou seu foguete a 59 metros de distância, superando por um metro a Equipe Quarks, terceiro lugar, com 58 metros. Segundo a professora Maria Fernanda Bianco Gução, “faltou muito pouco não conseguimos um lançamento para competir na Mostra Brasileira de Foguetes, que o alcance horizontal mínimo é de 100m”. Maria Fernanda ainda defende que “atividades como essa têm uma abrangência multidisciplinar, colocando em prática conceitos de física, química e engenharia. Portanto, o processo de aprendizagem para os estudantes, por meio da vivência, é enriquecedor”. De acordo com a docente, na próxima edição, haverá novidades:“para a próxima edição, estamos projetando o envolvimento de docentes do eixo de controle e processos para fazer modelagem, simulação e incluir eletrônica nos projetos com os lançamentos”. O dia ainda contou com uma mostra científica, organizada pelo professor Luiz Eduardo Pivovar.