IFPR antecipa início do período para solicitação de certificação do Ensino Médio – Campus Jacarezinho

Notícias

IFPR antecipa início do período para solicitação de certificação do Ensino Médio

Publicado em

Copiado!

Foi publicada a retificação do Edital nº 013/2013, referente ao processo de certificação do Ensino Médio com base na nota obtida pelo solicitante na edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio. A retificação antecipa em 10 dias o início do prazo destinado à solicitação do certificado. Os interessados já podem se dirigir às Secretarias Acadêmicas dos câmpus do IFPR, que recebem os requerimentos e a documentação necessária para a emissão do certificado.

De acordo com o Diretor de Ensino Superior e Pós-graduação do IFPR, professor Ariel Scheffer da Silva, a antecipação vai beneficiar aqueles candidatos que dependem do certificado para a realização de matrícula em instituições de ensino superior públicas e privadas.

A Certificação de Ensino Médio com base no ENEM é uma possibilidade ofertada aos candidatos que não concluíram o Ensino Médio e que na data da realização da primeira prova do ENEM, no dia 26 de outubro de 2013, tinham a idade mínima de 18 anos. Para adquirir o certificado, é necessário que o solicitante tenha obtido, no mínimo, 450 pontos em cada uma das provas objetivas de área de conhecimento do Enem e 500 na redação. Segundo o artigo 9, do Edital nº 13/2013, é permitido ao interessado o aproveitamento do resultado individual em Exames Nacionais anteriores (2012,2011,2010 e Enceja 2008) para compor as exigências relativas à emissão de Certificado de Conclusão de Ensino Médio. O aproveitamento se dá de acordo com regras estabelecidas pelo IFPR para a edição solicitada.

Documentos necessários

Para a realizar a solicitação é necessária a apresentação dos seguintes documentos:

a) Requerimento preenchido e assinado;
b) Declaração preenchida e assinada;
c) Carteira de identidade, Certidão de Nascimento ou de Casamento (cópias autenticadas ou, se simples, devem ser apresentadas com o original no ato de protocolo);
d) Indicação de número do CPF;
e) Boletim individual contendo resultado obtido no Enem 2013 – previsto para ser divulgado na primeira quinzena de janeiro de 2014;
f) Declaração de proficiência ou boletim individual de edições anteriores (para quem quiser composição de resultados);

Declaração Parcial de Proficiência

O IFPR também pode emitir declarações parciais de proficiência em áreas de conhecimento desde que atingidas as condições acima discriminadas, como a idade mínima de 18 anos e 450 pontos na área que se pleiteia o documento. Exceto na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, em que é exigido, além do mínimo de 450 pontos na prova objetiva, o mínimo de 500 pontos na prova de redação.

Outras informações

Mais informações podem ser obtidas junto a Pró-reitoria de Ensino do IFPR pelo telefone (41) 3595-7690 ou pelo e-mail cgsa.proens@ifpr.edu.br. Acesse, também, a página de Certificação de Enem 2013.

Endereço para entrega de documentação

Câmpus Jacarezinho
Avenida Doutor Tito s/n, Bairro Jardim Panorama, Jacarezinho/PR.
Telefone: (43) 2122-0100

https://ifpr.edu.br/jacarezinho/

Topo