IFPR – Campus Jacarezinho é destaque no Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação em Paranaguá – Campus Jacarezinho

Irradiando Ciência, Tecnologia e Cultura”. Foi com esse tema, alusivo ao Ano Internacional da Luz, que o IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin) se desenvolveu durante quatro dias no litoral do Paraná. “A interação promovida pelo Se²pin se dá em um ambiente de estímulo à troca de experiências entre estudantes e servidores de todos os campi do IFPR, demonstrando que a ciência e a tecnologia são capazes de aproximar as pessoas e as culturas”, pontua Ezequiel Burkarter, Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação. De 19 a 22 de outubro, foram cerca de 800 participantes, 427 banners, 42 comunicações orais, 29 protótipos na Mostra IFTech, visitas técnicas e muitos trabalhos apresentados pelas unidades do Instituto.  O campus do IFPR de Jacarezinho participou com mais de 35 trabalhos científicos em diversas áreas do conhecimento, além de protótipos de inovação e atividades culturais. O campus Jacarezinho trouxe na bagagem premiações por participação com exposição de pesquisas e apresentações culturais.

Foram atividades como exibição de documentário, peça de teatro e outras ações de pesquisa e extensão  que marcaram a participação da região no evento. “Estamos orgulhosos e satisfeitos com a participação do nosso campus no IV SEPIN de Paranaguá, pois tivemos a oportunidade de expor parte do trabalho fantástico que desenvolvemos em sala de aula com nossos estudantes, professores e demais servidores”, afirmou o diretor do campus Gustavo Villani Serra.  Os estudantes Bruno Porfirio Barboza e Maria Eduarda de Camargo Yaros foram premiados pelas suas participações na apresentação de seus projetos. O primeiro estudante defendeu os conceitos do projeto “Ensino para todos na perspectiva bilíngue”, destacando o uso da Libras na educação enquanto a segunda, Maria Eduarda, foi premiada pela defesa do projeto “Memorias de Jacarezinho, um presente da terceira idade para as crianças”, onde a pesquisa foi em torno de entrevistas com idosos e pessoas conhecedoras de histórias e lendas locais de Jacarezinho, adaptadas posteriormente em peças de teatro.