IFPR Campus Jacarezinho, UENP e SRI apresentam projeto NP Maker ao Conselho Estadual de Educação – Campus Jacarezinho

Parceria NP Maker

O Instituto Federal do Paraná Campus Jacarezinho, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e o Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro (SRI-NP) se reuniram no último dia 11 com o Conselho Estadual de Educação (CEE/PR), em Curitiba. O objetivo da reunião foi apresentar o projeto NP Maker. Este projeto é dedicado aos educadores da Rede Básica de Ensino e visa à integração de robótica e de cultura maker à educação básica.

O NP Maker é uma parceria entre IFPR Campus Jacarezinho, o SRI-NP, o SEBRAE e os Núcleos Regionais de Educação de Jacarezinho, Ibaiti, Cornélio Procópio e Wenceslau Braz. O projeto abrange 30 municípios da região e durante a reunião, foi alinhado também o apoio da UENP à iniciativa. A Universidade oferecerá a oficina de Linguagem Computacional para educadores da rede básica que participam do NP Maker.

O NP Maker no IFPR Campus Jacarezinho é coordenado por servidores do Laboratório Maker GaJac e envolve estudantes de diversos níveis de ensino e cursos.

Atualmente, o projeto capacita mais de 300 educadores do Norte Pioneiro. “O NP Maker é um projeto para integração de robótica e de cultura maker que tem como objetivo a inovação nos processos educativos e a qualificação do Ensino e Aprendizagem, podendo ser instrumento importante para a prática educativa nas escolas públicas e na formação contínua de professoras e professores”, destacou o chefe de gabinete da Reitoria da UENP, Mateus Luiz Biancon.

Na reunião, o professor dos cursos Técnico em Mecânica e Engenharia de Controle e Automação do IFPR, André Luiz Salvat Moscato, apresentou o NP Maker ao CEE/PR, bem como os resultados do projeto até agora. Para André, a iniciativa é um trabalho a longo prazo. “Esperamos que os professores possam aproveitar essa formação para criarmos um ambiente maker, um ambiente de robótica, um ambiente de inovação, porque só assim essa região vai se fortalecer. Apesar de já termos bons resultados, grandes frutos serão colhidos em alguns anos, fortalecendo essa cultura inovadora e empreendedora na nossa região”, ressaltou.

Participaram da reunião o presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes; a presidente da Câmara da Educação Superior do CEE, Fátima Aparecida da Cruz Padoan; o presidente do SRI-NP, Hugo Emmanuel da Rosa Corrêa; o professor do IFPR de Jacarezinho, André Luiz Salvat Moscato, além dos professores Mateus Biancon e Mayra Gallo, da UENP, e outros membros do Conselho Estadual de Educação.

Matéria adaptada pela Comissão de Comunicação Campus Jacarezinho.
Créditos: UENP