IFPR-JACAREZINHO CONTRA O TABAGISMO – Campus Jacarezinho

IFPR-JACAREZINHO CONTRA O TABAGISMO

O Instituto Federal de Jacarezinho ofereceu aos seus alunos dos cursos de informática, eletromecânica e alimentos palestra de combate ao tabagismo. A Drª. Maria Carolina Magalhães Serra, médica de família e comunidade, direcionou sua fala para o aspecto da dependência do cigarro e a idade de iniciação ao consumo do cigarro. Outro ponto importante destacado pela Drª. Maria Carolina Magalhães Serra foi o consumo do cigarro na adolescência e seu impacto ambiental.

Além de informações educativas, foram realizadas atividades em sala, onde os alunos também participaram com 8 questões direcionadas e a formação de grupos que discutiram os temas propostos através das questões. Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco, sendo que no Brasil esse numero é de 200 mil por ano. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030. Ainda segundo a OMS, o fumo é uma das principais causas de morte evitável, hoje, no planeta. Um terço da população mundial adulta – cerca de 1,3 bilhão de pessoas – fuma: aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina fazem uso de produtos derivados do tabaco. Nos países em desenvolvimento, os fumantes somam 48% dos homens e 7% das mulheres, enquanto nos desenvolvidos, a participação do sexo feminino mais do que triplica, num total de 42% de homens e 24% de mulheres fumantes. No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres).

“Cerca de 90% do uso do cigarro se inicia antes dos 19 anos de idade, com maior incidência ao 15 anos, por isso temos que promover ações de conscientização em torno deste problema”, afirmou Drª. Maria Carolina.

VOCÊ SABIA

• Que a fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas?

• Que o tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos?

• Que, no Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo?

• Que crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças?