IFPR tem cinco trabalhos selecionados para Febrace – Campus Jacarezinho

IFPR tem cinco trabalhos selecionados para Febrace

O Instituto Federal do Paraná teve cinco trabalhos selecionados para a décima edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que irá acontecer nos dias 18, 19 e 20 de março de 2014, no campus da Universidade de São Paulo. A divulgação da lista de trabalhos finalistas ocorreu no dia 18 de dezembro. A FEBRACE é a maior feira de ciências e engenharia do País e, desde 2003, dá a oportunidade para pré-universitários apresentarem seus projetos nas seguintes áreas: Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, Biológicas, da Saúde e Agrárias. Dois trabalhos finalistas são do câmpus Curitiba, dois de Ivaiporã e um de Jacarezinho.

O diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi), professor Ezequiel Burkarter, lembra que é a primeira participação do IFPR no evento. “Já em sua primeira participação neste evento, o IFPR é o instituto com maior número de trabalhos, se comparado com os demais IF’s da região Sul. Dos 24 trabalhos paranaenses, 5 são de estudantes do IFPR. Trata-se de um bom começo, que tem no SEPIN um importante vetor de divulgação de nossa instituição.” Burkarter também destaca que os alunos e professores com trabalhos selecionados devem ficar atentos as orientações disponibilizadas no site do evento

Confira a lista dos trabalhos selecionados:

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS AÇOS AVANÇADOS DE ALTA RESISTÊNCIA PARA REDUÇÃO DO PESO DOS AUTOMÓVEIS
Murilo Gabriel dos Santos, Jessica Fernanda de Souza, Rodrigo Claudino Clemente, Luiz Mauricio
Valente Tigrinho (Orientador)
IFPR – Curitiba, CURITIBA, PR

DESENVOLVIMENTO DE IOGURTE PROBIÓTICO SABORIZADO COM HORTALIÇAS ORGÂNICAS
Amanda Silva de Oliveira, Jaqueline Gilmara Barboza Januário, Isabela Carolina Ferreira da Silva,
Tatiana Colombo Pimentel (Orientador)
IFPR – Ivaipora, IVAIPORA, PR

LOCAXIS: SISTEMA DE CONTROLE DE FREQUÊNCIA
Vytor dos Santos Bezerra Calixto, Daniel Marconcin Ciotti, Miriã Machado Cassol, Paulo Roberto Vieira
Jr (Orientador) , Elaini Simoni Angelotti (Coorientador)
IFPR – Curitiba, CURITIBA, PR

PÃO COM FARINHA DE BANANA VERDE COM CASCA COMO SUBSTITUTO PARCIAL DA FARINHA DE TRIGO
Abikeilla Ariane Bonfim Gomes, Miriany Esposi Ferreira, Tatiana Colombo Pimentel (Orientador)
IFPR – Ivaipora, IVAIPORA, PR

TEORIA E PRÁTICA DA BIOCONSTRUÇÃO
JOÃO PAULO VITORIO BIANCHI, Isabela Trindade Rocha, Maria Eduarda de Camargo Yaros, HUGO EMMANUEL DA ROSA CORREA (Orientador)
IFPR – Câmpus Jacarezinho, JACAREZINHO, PR

A Febrace tem três objetivos principais: estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores; aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária (estudantes, professores, funcionários), para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão e criar uma oportunidade para jovens pré-universitários brasileiros entrarem em contato com diferentes culturas e estarem próximos de reconhecidos cientistas.

Durante a feira, os alunos promovem suas ideias inovadoras que visam solucionar algum problema que foi percebido em sua comunidade ou inovam ao aprimorar soluções já existentes e apresentam seus projetos para uma comissão de avaliadores, composta por professores mestres e doutores da USP e de universidades parceiras. Os trabalhos finalistas foram avaliados levando em conta aspectos de criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, profundidade da pesquisa bibliográfica, estratégias de levantamento e análise de dados e organização e clareza da apresentação no relatório final.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site da Febrace.