INCENTIVO A LEITURA NO IF – Campus Jacarezinho

INCENTIVO A LEITURA NO IF

Estudantes do IF campus Jacarezinho descobrem e confirmam o prazer de ler um bom livro no espaço disponibilizado, uma vez por semana, no horário escolar.

Um espaço para fazerem leitura junto ao grupo de colegas de classe.

Foi disponibilizada uma lista com títulos que, geralmente, são solicitados nos vestibulares das grandes universidades do país.

O estudante escolhe um título da lista, ou outro a seu critério, faz a leitura no IF e em casa e prepara uma atividade para apresentar aos colegas para que todos tenham acesso à diferentes autores e histórias.

Recomendou-se a montagem de um portfólio para que, ao final de quatro anos do curso técnico integrado, os estudantes tenham uma coleção de títulos lidos que poderão ser revisados quando precisarem.

A primeira apresentação, bastante esmerada e planejada, foi da aluna Maria Germana do curso técnico em Alimentos, que com balas de morango, apresentou o título Morango Mofados de Caio Fernando Abreu para sua turma.

A segunda apresentação, com base no livro O Santo e a Porca (1957), de Ariano Suassuna, as alunas do curso técnico em Alimentos, Maria Júlia, Natália, Francimara e Vitória Cristina demonstraram criatividade e planejamento da atividade convidando os colegas de turma a participarem do roteiro do livro.

Na atividade as alunas convidaram a todos a refletirem sobre o que É IMPORTANTE PARA A SUA VIDA? com uma dinâmica em que cada um retirou de uma bola um tema que lhe fosse importante. Amor, Deus, fé, saúde, alegria, fama, entre outros, foram alguns temas abordados pelos estudantes demonstrando que o adolescente prioriza valores essenciais á vida.