Lançado edital para seleção de bolsistas PIBIC-Jr – Campus Jacarezinho

Lançado edital para seleção de bolsistas PIBIC-Jr

Foi publicado na tarde desta quinta-feira (01) o Edital 004/2012 – PROEPI/IFPR, que abre o processo de seleção de candidatos para as bolsas PIBIC-JR, destinadas a estudantes dos cursos técnicos do IFPR ligados a projetos de pesquisa. Ao todo, são disponilizadas 33 bolsas no valor de R$ 200,00. As inscrições seguem até o dia 11 de março.

Para inscrever-se, é preciso que o orientador do projeto de pesquisa envie o Plano de Trabalho do aluno-bolsista (Anexo 2 do Edital 004/2012) e o Projeto de Pesquisa (Anexo 3 do Edital 004/2012) para o e-mail dipi.proepi@ifpr.edu.br. A inscrição do bolsista se dará por Ficha de Inscrição específica a ser protocolada no câmpus. Os resultados serão divulgados no dia 21 de março. As bolsas terão vigência de abril a dezembro de 2012.

O programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr) do Instituto Federal do Paraná é um programa da Pró-reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi). O programa tem por finalidade despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais nos alunos mediante sua participação em atividade de pesquisa, orientada por pesquisador qualificado.

Objetivos do Programa de Pesquisa do IFPR

– Possibilitar aos estudantes dos Cursos Técnicos do IFPR, integrados, subsequentes e concomitantes, o desenvolvimento de competências e habilidades nas atividades de pesquisa científica.
– Incentivar a participação dos estudantes em projetos de pesquisa, individuais ou em grupo, desenvolvidos por pesquisadores do IFPR, para propiciar o interesse pela pesquisa e o desenvolvimento do pensamento científico.
– Contribuir para a formação de recursos humanos qualificados, aprimorando o processo de formação de profissionais para o mercado do trabalho e possibilitando o aprofundamento de conhecimentos na área do projeto ao qual está vinculado.
– Otimizar a qualidade de ensino e sua indissociabilidade com a pesquisa e com as atividades de extensão.
– Propiciar à Instituição um instrumento de formulação de política de iniciação científica voltada para a pesquisa em sua ampla conceituação: pesquisa básica, pesquisa aplicada, pesquisa para inovação, pesquisa para desenvolvimento de tecnologias e sua transferência ao setor produtivo.