Missão COVID-19 movimenta o Campus – Campus Jacarezinho

Balaio’s Sessions

Missão COVID-19 movimenta o Campus

O calendário acadêmico do IFPR está suspenso desde o dia 17 de março como uma medida preventiva para conter a difusão do coronavírus, por isso, atividades regulares estão temporariamente interrompidas. No entanto, a solidariedade não possui barreiras e a comunidade do Campus Jacarezinho está se mobilizando para dar sua parcela de contribuição na Missão Covid-19 e para a manutenção do contato com os estudantes.

A partir de um projeto capitaneado pela Profa. Flávia Presti e pelo Prof. Pedro Anizelli, o Campus Jacarezinho produzirá álcool gel para a comunidade. Parte dos insumos chegaram na semana de 13 a 17 de abril, como a doação de álcool pela Usina Jacarezinho. Também há servidoras engajadas na confecção de máscaras também para distribuição, feitas com materiais adquiridos com recursos da própria equipe. Além disso, em uma campanha entre os dias 14 e 18 de abril, foram arrecadadas mais de 150 cestas básicas, totalizando mais de 2.300 quilos de alimentos, os quais serão distribuídos para a comunidade por meio de um cadastro organizado pela assistente social do campus.

Em relação ao acompanhamento dos(as) estudantes, a Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis (SEPAE) encaminhou um formulário (ACESSE AQUI) para verificar as condições que se encontram juntos aos seus familiares neste período de distanciamento social. Além do levantamento nos quesitos emocionais e psicológicos nos quais estão enfrentando estas famílias, as informações coletadas são subsídios para destinar ações de solidariedade deste momento delicado e  recursos que serão considerados nas ações no retorno de nossas atividades acadêmicas. Nesse sentido, também para dar amparo, há cursos, como o Técnico em Informática com Ensino Médio Integrado, que realizou uma videoconferência no dia 16 de abril para dirimir dúvidas e tranquilizar a turma em vias de conclusão do curso, principalmente em relação ao trabalho de conclusão de curso (TCC).

Por fim, o grupo de estudantes e servidores responsáveis pela organização do Balaio Cultural reconfiguraram a proposta na versão virtual intitulada “”, que tem promovido entretenimento, cultura e informação para a comunidade por meio de interações ao vivo ou gravadas para serem veiculadas no grupo fechado do Facebook. As atividades iniciaram no dia 15 e se estenderão até o dia 29 de abril, abrangendo treinamento funcional, Just Dance, fabricação de hambúrguer vegano, releitura da tabela periódica, mecânica quântica e, para finalizar, haverá um especial musical com DJ Live Set Performance.