Ouvidoria
Atualizado em
Como posso me manifestar
A ouvidoria recebe as manifestações registradas preferencialmente na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – FalaBR.
Desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU), o FalaBR é a plataforma integrada nacional de ouvidoria e acesso à informação. Ele é resultado da junção dos sistemas e-Sic e e-Ouv, ferramentas essenciais para o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (nº 12.527/2011) e para o cumprimento do Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos (Lei nº 13.460/2017).
Guia do Manifestante
A CGU editou o Guia do Manifestante para Serviços Públicos com dicas importantes para o cidadão que quer se manifestar a respeito de algum serviço público.
Tipos de manifestação
Para exercer seus direitos, você pode optar pelos seguintes tipos de Manifestações:
Acesso à Informação : Solicite acesso a informações públicas.
Denúncia: comunique um ato ilícito praticado contra a administração pública.
Elogio: Expresse se você está satisfeito com um atendimento público.
Reclamação: Manifeste sua insatisfação com um serviço público.
Simplifique: Sugira alguma ideia para desburocratizar o serviço público.
Solicitação: requerimento de adoção de providência por parte da Administração.
Sugestão: Envie uma ideia ou proposta de melhoria dos serviços públicos.
Canais para manifestação
A ouvidoria recebe as manifestações registradas preferencialmente na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – FalaBR.
Atendimento presencial
Cézar Fonseca
Ouvidor-geral
Para melhor atendimento, pede-se que agende um horário.