Professor do IFPR participa do Congresso Brasileiro de Automática – Campus Jacarezinho

Professor do IFPR participa do Congresso Brasileiro de Automática

O Professor João Almeida participou, de 02 a 06 de setembro, da XIX Edição do Congresso Brasileiro de Automática – CBA 2012. A participação do docente foi através de artigo ciêntifico com apresentação oral intitulado “ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA, IDENTIFICAÇÃO E SINTONIA DA MALHA DE VAZÃO DE UMA PLANTA DIDÁTICA INDUSTRIAL”.

O sistema foi totalmente reautomatizado com a troca do Controlador Lógico Programável e a criação de um supervisório. Um condicionador de sinais foi projetado para converter a saída pulsada do transdutor de vazão em um sinal de tensão com níveis compatíveis com a entrada analógica do controlador.

O processo foi propriamente identificado e controlado. Os resultados obtidos ilustram o funcionamento total do sistema e o bom desempenho da lei de controle utilizada. A referida atualização tecnológica contempla a tecnologia aberta da planta, possibilitando a inclusão de algoritmos de controle inteligente.

O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA), em Campina Grande, Paraíba.
O objetivo do CBA foi reunir as comunidades científicas e industriais para possibilitar o intercâmbio e a troca de informações entre os diversos profissionais da área de engenharia elétrica e automação, estimular a pesquisa e o desenvolvimento de temas relevantes, bem como promover o intercâmbio entre gerações de pesquisadores.

O professor João Almeida é professor do Instituto Federal de Jacarezinho e atua tanto no ensino médio integrado como no ensino Técnico Subsequente. Atualmente Almeida é mestrando na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Cornélio Procópio, onde investiga controle inteligente para sistemas multivariáveis.