Professora do IFPR Campus Jacarezinho é vencedora de Prêmio sobre Educação Empreendedora no PR e conquista o terceiro lugar na etapa nacional – Campus Jacarezinho

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

O objetivo do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora é identificar e reconhecer as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae desde 2013 e que já impactou 7 milhões de estudantes, por meio da capacitação de 270 mil professores. No dia 8 de dezembro de 2021, houve a premiação on-line de mais uma edição, e a professora Fabíola Dorneles Inácio obteve o primeiro lugar do estado do Paraná, na categoria Ensino Técnico, com o seu projeto sobre antropoentomofagia chamado “Kucaracha”. Ganhadora da categoria, a professora foi selecionada para participar da etapa nacional, realizada em São Paulo, no dia 12 de maio, recebendo o prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora de 3º lugar na categoria profissional.
O projeto começou em 2018 e contou com 18 estudantes do Curso Técnico em Alimentos do IFPR Campus Jacarezinho e 4 estudantes do curso de Licenciatura em Química. Diversas práticas foram desenvolvidas, unindo a iniciação científica com o empreendedorismo, pois os estudantes foram protagonistas e, a partir de suas pesquisas, deram origem a uma startup. O trabalho foi composto por várias etapas e, além do caráter empreendedor e de iniciação científica, a extensão foi bastante estimulada, pois os estudantes participaram de diversos eventos e feiras junto à comunidade compartilhando temas como alimentação saudável, sustentabilidade e alimentos inovadores. Ademais, os estudantes envolvidos elaboraram formulações alimentícias contendo insetos comestíveis em sua constituição, que fizeram parte de um livro publicado sobre o tema.

Outras informações sobre o evento, acesse: