Professore​s e estudantes do curso de Arte Dramática do IF participam do EnCena 2012 – Campus Jacarezinho

Acontece de 17 a 23 de agosto a oitava edição da Mostra de Teatro de Jacarezinho. O EnCena, que ao longo das suas edições conquistou reconhecimento como principal estratégia de formação de platéia para o teatro e de democratização do acesso às artescênicas no Norte Pioneiro do Paraná, fará, neste ano, homenagem a Nelson Rodrigues, em comemoração ao centenário de seu nascimento. O evento, que é realizado pela Prefeitura de Jacarezinho em parceria com a UniversidadeEstadual do Norte do Paraná (UENP), tem importantes parceiros como o Núcleo de Agroecologia e Territórios (NEAT), Conjunto Amadores de Teatro (CAT) e Serviço Social do Comércio (SESC) e o primeiro envolvimento direto do IFPR nas atividades da programação artística.

O Encena Também terá o apoio da RICTV(RECORD) e Teatro Guaíra. Na programação das oficinas está incluído aparticipação de professores do curso Técnico em Arte Dramática doInstituto Federal de Jacarezinho. Entre os temas a serem desenvolvidos destacam se as oficinas de “Consciência corporal e movimento”, ministrado pelo Prof.Me. Ricardo Aparecido Avelino e “O teatro como pedagogia e a pedagogia do teatro”  pela professora Prof.ª M.ªLarissa Miranda Júlio. Ainda na programação do Encena 2012 será lançado o projeto Registro da memória oraldo CAT (Conjunto Amadores de Teatro), desenvolvido pelo professor do IFPR, José Francisco Quaresma S. Silva. Este  projeto busca registrar as ações desenvolvidas por pessoas que fizeram ou fazem parte da história do CAT enfatizando o conjunto de experiências e novos elementos que impulsionaram as gerações procedentes no trabalho em prol da arte e da cultura da cidade. A coordenadora do curso Técnico em Arte Dramática do IF, Larissa Júlio, também destacou as possibilidades que o evento oferece no campo de atividades práticas, como o acompanhamento da montagem das peças, cenografia e passagem de textos. “Acredito que teremos grandes oportunidades de colocar nossos estudantes em contato com ações práticas de qualidade através dos espetáculos do EnCena”,  afirmou Larissa.

Confira aprogramação completa no blog do evento: https://encena2012.blogspot.com.br/