Projeto de extensão do IFPR Campus Jacarezinho aproxima a Ciência de escolas da região do norte pioneiro do Paraná – Campus Jacarezinho

Projeto de Extensão

O projeto de extensão “Laboratório de Ciências Itinerante” – LaCI – desenvolvido no IFPR Campus Jacarezinho realizou uma série de visita didáticas em escolas da região do norte do Paraná no último mês de junho. Foram mais de 350 estudantes, do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, participantes nas atividades. Até agora, o projeto envolveu 9 escolas de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Carlópolis, Wenceslau Braz e Ibaiti. Outra escola de Jacarezinho já está agendada para receber a visita depois das férias de julho.
As visitas didáticas consistiram em uma dinâmica onde grupos de estudantes, representados por “mascotes”, percorriam um tabuleiro análogo a uma “trilha na floresta”. Ao longo do caminho, deveriam responder questões gerais sobre meio ambiente e realizar experimentos de ciências. Cinco tipos diferentes de mascotes foram produzidos em impressora 3D e o tabuleiro foi elaborado usando uma cortadora a laser. Tudo isso produzido pelo GAJAC do Campus, parceiro do projeto.
Após a atividade, a equipe do LaCI realizou a doação para cada escola visitada de um kit didático contendo materiais de laboratório e jogos didáticos elaborados pelos integrantes do projeto. De modo complementar ao kit, os docentes parceiros das escolas receberão apostilas digitais com instruções para a realização de pelo menos 50 experimentos de fácil acesso e as explicações dos 10 jogos presentes no kit.
A visitas foram pré-agendadas por meio de um formulário on-line divulgado no mês de maio pelos integrantes do projeto, professora Fabíola Dorneles, Nathalia Martins (estudante do curso técnico integrado em alimentos), Maira Dolce (estudante do curso técnico integrado em alimentos), Marcos Vinícius Batista (estudante do curso técnico integrado em eletromecânica) e Maria Eduarda Lima (estudante do curso técnico integrado em alimentos).
O projeto LaCI visa divulgar a ciência para a população em geral, principalmente em escolas e em locais públicos, como também já aconteceu em parceria com a prefeitura de Jacarezinho nas “Tendas Itinerantes”, em duas praças da cidade. As próximas etapas do projeto serão a elaboração e distribuição de mais kits, produção de conteúdo digital sobre os experimentos e jogos presentes nos kits, bem como intervenções mais elaboradas nas escolas da região, incluindo a educação infantil, com elaboração de feiras de ciências. Ainda, é objetivo do projeto a formação continuada de docentes, através de oficinas que serão elaboradas e ofertadas gratuitamente aos professores interessados.
A felicidade é grande por parte dos integrantes do projeto, pois em pouco tempo já foi possível colher bons frutos e estabelecer muitas parcerias para o IFPR Campus Jacarezinho, como fala a coordenadora do projeto, professora Fabíola: “o projeto Laboratório de Ciências Itinerante começou em 2020, mas com a pandemia teve que ser readequado para as redes sociais, enquanto preparávamos as próximas ações. Com a volta das atividades presenciais, em 2022, foi possível colocar em prática tudo o que planejamos. Visitamos 11 turmas de estudantes, do 6° ao 9° ano e mais duas turmas foram até o campus e participaram de nossas demonstrações. Podemos dizer que cada experiência foi única, mas o que aproxima os quase 400 estudantes envolvidos foi a animação ao presenciar a ciência em atividades lúdicas e experimentais. Os alunos ficaram muito empolgados e participaram ativamente das atividades propostas. Em diversas vezes, conseguimos ouvir manifestações positivas, como o momento em que um estudante expressou que aquela tinha sido ‘a melhor aula da sua vida’. Tudo isso é muito gratificante e estimula cada vez mais o projeto em seguir seus planos, pois além de divulgar a ciência, nosso objetivo é auxiliar os professores que possuem pouco tempo para preparar aulas diferenciadas e escassos recursos pedagógicos, sendo que poucas escolas públicas contam com um laboratório de ciências. Resumindo: podemos dizer que estamos muito felizes com o projeto até aqui e esse é só o começo”.
Você pode conhecer mais as ações do projeto “Laboratório de Ciências Itinerante” seguindo o perfil @labcienciasitinerante no Instagram.