PROJETO IF + EMPREENDEDOR DO IFPR-CAMPUS JACAREZINHO AUXILIA PRODUTORES DE GOIABA DO MUNICÍPIO DE CARLÓPOLIS – Campus Jacarezinho

Pesquisa

Seis projetos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) foram contemplados no programa IF Mais Empreendedor Nacional 2023, que visa a execução de projetos de extensão tecnológica para o atendimento e apoio a Micro e Pequenos Empreendedores, Empreendedores Individuais e Produtores Rurais com comprovante de sua formalização. Dentre eles, está o projeto de extensão que visa desenvolver revestimentos comestíveis para goiabas produzidas para a Cooperativa Agroindustrial de Carlópolis – COAC.

O projeto coordenado pelas Professoras Keren Hapuque, Sumaya e Silvia, e que contam com o apoio de cinco estudantes bolsistas, tem como principal objetivo elaborar um filme polimérico comestível a partir do bagaço de cana de açúcar para aumentar a vida de prateleira de goiabas produzidas pelos diversos cooperados.

Além disso, busca solucionar problemas detectados em seis empreendimentos rurais produtores de goiaba para manter a goiaba como indicação geográfica de uma região proporcionando a preservação das tradições locais, melhorando o acesso ao mercado e promovendo o desenvolvimento regional, gerando efeitos não somente para os cooperados, mas também, para produtores, prestadores de serviços e consumidores.

O projeto foi iniciado no mês de maio e será desenvolvido até novembro de 2023.Esta execução conta com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica do Campus Jacarezinho, assim como do programa agentes locais de inovação do SEBRAE.