Projetos de pesquisa e extensão do IFPR são finalistas em importantes Feiras Científicas do país – Campus Jacarezinho

Feiras Científicas

Apesar das dificuldades que a educação enfrenta, o ano de 2022 encerra com um saldo positivo para um grupo de estudantes do IFPR campus Jacarezinho.
Estudantes de Iniciação Científica orientados pela professora Fabíola Dorneles Inácio foram selecionados como finalistas em três Feiras Científicas importantes do Brasil.

Representando o projeto de pesquisa sobre “Bioprocessos ambientais para a revitalização de rios urbanos”, as estudantes do Curso Técnico em Alimentos Isabella Baptista e Kamilly Silva representaram a escola e a cidade de Jacarezinho na Feira de Inovação das Ciências e Engenharias, a FIciências, que ocorreu em Foz do Iguaçu, no final do mês de outubro.
O mesmo projeto foi selecionado como finalista para a Feira Brasileira de Iniciação Científica, a VII FEBIC, que ocorreu em Pomerode-SC no começo do mês de novembro, sendo apresentado pela estudante Emanuely Araújo Batista. Esse projeto ainda conta com as estudantes Maira Dolce, Maria Eduarda Possetti e a egressa Grazielle da Silva.
Outra conquista importante para estudantes do IFPR foi a classificação do projeto de extensão “Cultura Maker na Educação Alimentar e Nutricional” como semifinalista da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), organizada pela USP. O projeto passará por uma seleção on-line em janeiro de 2023 e, se classificado, os estudantes participarão presencialmente da feira, em março do ano que vem, em São Paulo. Esse projeto, também orientado pela professora Fabíola, conta com os estudantes Marcos Vinícius Batista, Yasmin Soares e Lara de Morais, além do professor André Moscato como coorientador.

A alegria é muito grande por parte dos estudantes e da orientadora, pois, apesar de todos os desafios que a iniciação científica enfrenta, o ano foi muito produtivo e proporcionou experiências únicas aos estudantes, que puderam perceber a importância da participação em feiras científicas com os projetos desenvolvidos em nosso campus.