Servidores e estudantes participaram da Feira (JEPP) nas EMEFs – Campus Jacarezinho

IFPR na JEPP

Servidores e estudantes participaram da Feira (JEPP) nas EMEFs

Publicado em

Copiado!

Entre os dias 12 e 20 de setembro, a Prefeitura Municipal de Jacarezinho por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE) realizou a “Feira Jovens Empreendedores Pequenos Passos (JEPP)”, um projeto elaborado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e que contou com o envolvimento das 10 (dez) Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e das comunidades de bairro. 

O objetivo da Feira JEPP é o de incentivar o “espírito empreendedor” e desenvolver nas novas gerações de estudantes as “habilidades para os negócios”. Já consolidada na cidade, essa iniciativa envolve anualmente os professores e estudantes (de 1º a 5º Ano) da rede municipal e reúne, em formato de exposição (feira), diversos projetos desenvolvidos nas escolas.

De modo interativo, a Feira JEPP apresenta à comunidade de Jacarezinho as experiências e os resultados dos projetos educativos das EMEFs, que levam para dentro da sala de aula a cultura do empreendedorismo e incentivam os estudantes a exercitarem o “comportamento empreendedor” e o compromisso com o “desenvolvimento sustentável” por intermédio de uma prática pedagógica inovadora.

A JEPP 2023 trabalhou com as seguintes “temáticas”, conforme as respectivas turmas (1º ao 5º Ano) e às quais os projetos dos docentes e estudantes estavam vinculados:

1º ano: “Descobertas Empreendedoras no Jardim Sensorial”

2º ano: “Descobrindo alimentos e temperos naturais”

3º  ano: “Brinquedos ecológicos”

4º ano: “Produções culturais criativas”

5º ano: “Sabores e cores regionais”

As escolas envolvidas foram: EMEF Ismênia de Lima Peixoto, EMEF Arlindo Bessa, EMEF Johann Probst, EMEF Silvestre Marques, EMEF Ruth Pimentel, EMEF João de Aguiar, EMEF Vera Cecília, EMEF Renato Azzolini, EMEF Maria Tereza Quevedo, EMEF Dina Tereza (Marques do Reis).

Com base em um cronograma geral, definindo datas e horários para cada escola realizar sua feira, os projetos foram expostos pelos estudantes e docentes para a comunidade de seus respectivos bairros e para as “Comissões Avaliadoras” responsáveis pelo julgamento das propostas. Os trabalhos considerados vencedores pelas Comissões receberão prêmios em dinheiro, de acordo com a colocação, a temática e a divisão por séries (1º ao 5º Ano). A premiação dos projetos ocorrerá no dia 06/10, na GeniusCon.

Da participação dos servidores e estudantes do IFPR Campus Jacarezinho na JEPP.

Por meio da Comissão Organizadora do “XI Seminário de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (SE²PIN)” e da Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX), o Campus IFPR Jacarezinho realizou uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE).

A parceria teve por objetivo viabilizar a participação mútua instituições nos eventos por elas realizados, isto é, a presença de servidores e estudantes de nosso Campus na Feira JEPP e a presença dos servidores e estudantes das EMEFs no XI SE²PIN do IFPR Jacarezinho (que ocorrerá entre os dias 02/10 e 04/10). 

O Campus Jacarezinho se comprometeu a prestigiar e a participar da Feira JEPP nas EMEFs, enviando servidores e estudantes para expor projetos e atividades (desenvolvidos no Campus), bem como auxiliar na realização do evento e na composição (como jurados) das “Comissões Avaliadoras” dos projetos. 

Os servidores e estudantes do Campus Jacarezinho que participaram da JEPP foram: Prof. Flavia Presti, Prof. Fabiola Dorneles Inacio, Prof. David Jose Andrade Silva, Prof. Keren Hapuque Pinheiro, Prof. Rafael Ribas Galvão, Pedagoga Tais Regina de Mello, e estudantes Rafael Garrido dos Santos, Leticia Teixeira Silva Ferreira, Verônica Cândido, Ana Paula Guimarães, Diovana de Assis Cardozo Rosa, Lais Medeiros, Vanessa Carapina, Vanessa Ferreira Dias Queiroz, Claudia Aparecida de Lima.

Da participação dos servidores e estudantes das EMEFs no XI SE²PIN do IFPR Campus Jacarezinho.

Por sua vez, os servidores e estudantes das EMEFs visitarão em breve o XI SE²PIN do Campus Jacarezinho em comitivas agendadas para o dia 03/10, no período da manhã, e serão recepcionados pela Comissão de Organização do evento e pelos servidores e estudantes de nosso Campus. 

Participando do XI SE²PIN, os estudantes das EMEFs poderão conhecer o nosso evento, os diversos projetos de pesquisa, extensão, arte e inovação, nossa infraestrutura de salas e laboratórios, bem como a proposta pedagógica do Campus, despertando nesses jovens do ensino fundamental o interesse de futuramente estudarem no IFPR, seja se matriculando em um curso do ensino médio técnico, seja em um curso superior ofertado pelo Campus.  

Além das caravanas das EMEFs, alguns dos projetos vencedores da Feira JEPP serão apresentados (em forma de comunicação oral) por seus respectivos Professores/Estudantes em uma “Sala Temática” no XI SE²PIN, especificamente criada pela Comissão de Organização do evento para recepcioná-los. .

Esperamos que essa parceria entre a Prefeitura/SMECE/EMEFs e o IFPR Campus Jacarezinho perdure por muitos anos e que seus frutos possam representar o compromisso mútuo que temos com a educação de qualidade e o nosso trabalho colaborativo na produção e difusão do conhecimento na cidade.  

Veja algumas imagens da participação dos servidores e estudantes do IFPR Campus Jacarezinho na JEPP: 

Escolas: EMEF Arlindo Bessa, EMEF Dina Tereza (Marques do Reis), EMEF Ismênia de Lima Peixoto, EMEF Silvestre Marques. 

Servidora e estudantes: Prof. Flávia Presti,Verônica Cândido, Ana Paula Guimarães, Diovana de Assis Cardozo Rosa, Lais Medeiros, Vanessa Carapina, Vanessa Ferreira Dias Queiroz, Claudia Aparecida de Lima.

Escola: EMEF Silvestre Marques. 

Servidora e estudantes: Prof. Keren Hapuque Pinheiro, Rafael Garrido dos Santos e Leticia Teixeira Silva Ferreira.

Escola: EMEF Dina Tereza (Marques do Reis). 

Servidor: Prof. David Silva.

Escolas: EMEF Maria Tereza Quevedo, EMEF Prof Renato Azolini, EMEF Vera Cecília.

Servidora: Pedagoga Taís Regina Mello. 

Escolas: EMEF Prof Renato Azolini, EMEF Vera Cecília.

Servidores: Prof. Fabiola Dorneles Inacio, Prof. Rafael Ribas Galvão, Pedagoga Tais Regina de Mello. 

Topo