Unimed Norte Pioneiro e IF realizam 1.ª etapa do Projeto Carbono Zero 2011 – Campus Jacarezinho

Unimed Norte Pioneiro e IF realizam 1.ª etapa do Projeto Carbono Zero 2011

A Unimed Norte Pioneiro – PR e a Unicred Norte do Paraná realizaram, no último dia 23, a 1.ª etapa do Projeto Carbono Zero 2011. Foram plantadas 500 mudas de árvores no Bosque Bela Vista, o qual faz parte da área do IFPR (Instituto Federal do Paraná – Campus Jacarezinho). Além da participação da instituição foram parceiros do evento o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O IFPR – Jacarezinho já tem na sua rotina a realização de práticas sustentáveis. Seu prédio capta a luz do dia, o que reduz o consumo de energia. Conta com cisterna para coleta de água da chuva. “O Meio Ambiente é uma das principais preocupações do IFPR”, disse o diretor de ensino, professor Gabriel Mathias Carneiro Leão.

O corpo docente incentiva os alunos a desenvolverem projetos sustentáveis. Alguns destes em testes na instituição. Como o Projeto de Compostagem (Adubo Resíduos Orgânicos), Eficiência Energética, Aquecedor Solar (Garrafa PETI), Sabão (Reutilização Óleo) e Receitas Alternativas (Reaproveitamento de Alimentos).

O professor falou ainda da importância em realizar atividades de conscientização com os alunos. “ É importante para gerar consciência ecológica dos alunos. Preocupação Ambiental. Não basta só ensinar as matérias técnicas, é preciso formar cidadãos preocupados com o Meio Ambiente”, enfatizou.

A área do campus IFPR é de 90 mil mts. O objetivo da direção do instituto, professores e funcionários é de que 10% do território da isntituição seja destinado para a ampliação do Bosque Bela Vista.

A Unimed Norte Pioneiro – PR pretende realizar, em Outubro, a 2.ª e 3.ª etapa do Projeto Carbono Zero nas cidades de Bandeirantes e Jacarezinho, tudo de acordo com as possibilidades metereológicas.

A Unimed Norte Pioneiro – PR e a Unicred Norte do Paraná agradecem ao IFPR, IAP, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e aos alunos pelo empenho, o qual garantiu o sucesso do evento. Obrigada!