Oficina sobre Procrastinação e Inteligência Emocional – Campus Jaguariaíva

Oficina sobre Procrastinação e Inteligência Emocional

No dia 25 de maio, a equipe do projeto de ensino Educação emocional como ponto de partida para uma formação integral, realizou a oficina de aprendizagem Procrastinação e Inteligência Emocional.

Tendo como público participante as turmas do 1º e 3º anos do curso técnico em Alimentos I.E.M., a oficina foi ministrada pelo aluno Gabriel Alves Enes Boles, bolsista do projeto (PAIPE), que procurou despertar junto aos alunos uma maior compreensão sobre esse tema tão comum no ambiente escolar. Além de Gabriel, a atividade contou também com a colaboração do vice-coordenador do projeto, professor Pedro Francisco Cataneli.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Catiussa Maiara Pazuch, “temos o propósito de instigar e esclarecer os alunos sobre os desafios da procrastinação e a importância da inteligência emocional na gestão do tempo¨. Catiussa destacou ainda a condução da ação realizada pelo estudante Gabriel ao relatar que: ¨O estudante surpreendeu a todos com sua segurança acerca do tema e desenvoltura na fala, de forma que cativou a atenção dos colegas presentes.¨ Concluiu a docente.

¨Fica evidente que a oficina vem marcar o início de um processo contínuo de aprendizado e aprofundamento na temática da inteligência emocional. Já está em planejamento novas etapas desse processo, como oficinas adicionais, rodas de conversa, palestras e outras atividades que visam incentivar e fortalecer ainda mais a inteligência emocional dos alunos.¨ Destacou Catiussa.

Como parte da proposta, foi aplicada uma ferramenta prática de priorização de tarefas conhecida por Matriz de Eisenhower, a qual se mostrou extremamente útil para auxiliar os alunos no planejamento de suas atividades treinadas. Nesse sentido, os participantes tiveram a oportunidade de aplicar e controlar essa ferramenta em seus próprios afazeres, percebendo os benefícios de uma gestão eficiente do tempo, de maneira que, os resultados almejados nesta oficina foram notáveis.