Estudantes do Campus Jaguariaíva participam do VIII SE²PIN
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No período de 12 a 15 de junho, em Telêmaco Borba, aconteceu a 8ª edição do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR – o SE²PIN, com o intuito de divulgar e promover trabalhos e troca de experiências entre a comunidade acadêmica da instituição.
Com o tema Educação, Ciência e Tecnologia – Inovação para transformar a realidade, o evento contou com uma programação diversificada por meio das produções científicas, artísticas e culturais e de visitas técnicas.
A delegação do Campus Jaguariaíva contou com 14 estudantes, que apresentaram seus trabalhos nas modalidades: comunicação oral, apresentação de banner e aplicação de oficina. Nestes 4 dias de evento, os discentes foram acompanhados pelos servidores Lizandra Maria Kovaliczn Nadal, Leandro Gomes da Silva e demais orientadores dos projetos apresentados.
Confira a seguir as produções apresentadas pelos alunos:
De acordo com o professor orientador, Danilo Augusto Ferreira de Jesuz, “as atividades vem sendo desenvolvidas desde o ano de 2020, e já conta com a publicação de 27 episódios. O projeto tem como objetivo a formação crítica e a formação integral do estudantes, bem como, a sua emancipação no que tange ao aprender. Nesse processo, os estudantes escolhem um tema de interesse, realizam uma pesquisa referenciada e constroem um roteiro que, posteriormente, é gravado, editado e hospedado nos principais agregadores de Podcast, a citar o Spotify.” – comentou o docente.
Amanda e João são participantes do projeto e foram bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Ensino -PAIPE – edição 2022. Segundo o coordenador do projeto, professor Rafael Felipe Pszybulski, “a biblioteca VPython possibilita a criação de animações computacionais tridimensionais, integrada à linguagem de programação Python. No trabalho apresentado, foram relatados o desenvolvimento de seis simulações de fenômenos mecânicos, comumente estudados no primeiro ano do Ensino Médio, a saber: Movimento Retilíneo, Movimento Circular, Lançamento Oblíquo, Lançamento Vertical, 2ª Lei de Newton e Energia Mecânica.” Rafael destacou ainda que, “fica evidente que o VPython pode oferecer diversas contribuições para o ensino de Física, tais como: criação de situações de ensino e aprendizagem mais envolventes, dinâmicas, interativas e visualmente mais enriquecedoras. Destaca-se que essa ferramenta proporciona aos professores a oportunidade de desenvolver suas próprias simulações personalizadas.” Explicou Rafael.
Sob a coordenação do professor Lucinei José Myszynski Junior, o trabalho apresentado por Gustavo versa sobre a preservação do patrimônio paleontológico no município de Jaguariaíva, em especial relacionado ao afloramento situado no trilho do trem no bairro Lagoão. “Foram realizados trabalhos de campo para identificação dos problemas in loco, após, foram elencadas algumas ações que já vem sendo desenvolvidas no sentido da preservação e também os próximos passos para tornar a área um Monumento Natural de Proteção Paleontológica.” esclareceu Lucinei.
Leonardo é voluntário do projeto coordenado pela professora Tarcila Bueno. Segundo a docente, ¨o trabalho apresentado por Leonardo refere-se a uma sequência didática que foi aplicada junto aos estudantes do curso técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio, com foco no estudo dos processos fermentativos na produção de iogurte. A abordagem pedagógica foi baseada nos Três Momentos Pedagógicos (3MP), desenvolvidos pelos pesquisadores Delizoicov, Angotti e Pernambuco. Os 3MP compreendem a Problematização Inicial (PI), Organização do Conhecimento (OC) e Aplicação do Conhecimento (AC).” Esclareceu Tarcila.
De acordo com o professor Paulo Sérgio da Silva, o trabalho apresentado por Pedro trata-se de uma revisão da literatura sobre resultados de análises de suplementos alimentares a base de soro do leite de diversas marcas. ¨Como estudo inicial do projeto, os resultados apontaram que a quantidade de proteína presente nos produtos variaram de 10% a 60% menor do que o indicado nos rótulos dos mesmos.” – declarou o professor.
Com o tema Sala 5S – uma gincana para estimular a organização e autonomia dos estudantes, Stephanie apresentou uma das ações desenvolvidas pelo projeto de pesquisa Programa 5S: o monitoramento desta ferramenta de qualidade no IFPR – Campus Jaguariaíva. “Com atividades e dicas dinâmicas para ajudar no dia a dia dos alunos e servidores e pensando no crescimento e responsabilidade individual e em grupo dos alunos, esta gincana foi realizada envolvendo todos os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, bem como, os estudantes do ensino superior. A atividade teve como objetivo estimular, juntos aos estudantes, a organização de suas salas de aula.” Esclareceu Catiussa Maiara Pazuch, coordenadora do projeto.
Com o tema: Celular – vilão ou mocinho, Gustavo conduziu a discussão com base nas diferentes formas de uso e de aplicação do aparelho celular em sala de aula. A ação faz parte do projeto de ensino Educação emocional como ponto de partida para uma formação integral – coordenado pela professora Catiussa Maiara Pazuch – destacando como um dos objetivos principais da aplicação desta oficina o seguinte: despertar no(a) aluno(a) um uso consciente do celular no cotidiano; orientar um uso autônomo desta tecnologia; provocar a percepção do aluno em relação às vantagens e desvantagens do uso em sala de aula e nos estudos.
Gabriel conduziu a oficina Quem nunca procrastinou? Um olhar sob a inteligência emocional. Nessa ação, buscou-se compreender como a Inteligência Emocional permite-nos lidar melhor com as nossas emoções. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Catiussa Maiara Pazuch, “dentre as inúmeras temáticas referentes a esta importante área, tem-se a procrastinação, um comportamento escolar muito frequente e que necessita de atenção e reflexão. Diante disso, os objetivos da aplicação desta oficina serão: perceber e identificar os momentos de procrastinação no cotidiano, melhorar a qualidade de vida e qualidade de ensino dos participantes, aprender e aplicar uma ferramenta de planejamento de tarefas.” Concluiu a docente.
Sob a coordenação da professora Catiussa Maiara Pazuch, a apresentação de Bruna trata do seguinte tema: Inteligência emocional e procrastinação: aplicação de uma oficina como forma de estudo e debate. Segundo Catiussa, “no contexto escolar, a utilização da inteligência emocional tem se mostrado cada vez mais relevante, uma vez que, proporciona aos estudantes ferramentas para lidar com o estresse, gerenciar conflitos, desenvolver empatia e autoconhecimento, além de promover relações interpessoais saudáveis.” A coordenadora explica também que o intuito da oficina foi de ajudar os alunos a desenvolverem a consciência de suas emoções e comportamentos relacionados a procrastinação, bem como fornecer estratégias e ferramentas para superar esse desafio.
Para Ana, “O SE²PIN proporcionou experiências incríveis, onde conhecemos pessoas de outros campi, abrindo o nosso olhar e a nossa mente para novas possibilidades e questões importantes.¨
O projeto é coordenado pela bibliotecária Kelly Cristina Alves da Silva, onde esclareceu o seguinte:¨O objetivo deste projeto é incentivar o gosto pela leitura através da divulgação do trabalho de escritoras mulheres, tendo como principal público-alvo as mulheres do município de Jaguariaíva, a fim de despertar nos envolvidos a visão de independência e autonomia para se expressarem, além da expansão da visibilidade de autores regionais e o uso de bibliotecas como prática contínua.” – comentou Kelly.
Eduarda faz parte do projeto de pesquisa “Leituras históricas: obras literárias, contextos e interpretações”, sob a coordenação do professor Pedro Francisco Cataneli, e sua apresentação relaciona-se à investigação e interpretação de um determinado assunto histórico a partir de pesquisas científicas históricas e literárias. “O tema da pesquisa deste trabalho se refere à Segunda Guerra Mundial e a situação precária física e emocional que parte das mulheres presenciaram na Alemanha durante esse período. A pesquisa tem como objetivo estudar as mulheres na Segunda Guerra e apresentar as diferentes situações sociais causadas pela guerra e como isso afetou diretamente as mulheres judias na Alemanha. As pesquisas sobre o tema se iniciaram a partir da leitura da obra “O diário de Anne Frank” que despertou a curiosidade sobre as mulheres judias, seus sentimentos e sua posição social naquele contexto.” Explicou Pedro.
Sobre a sua participação no evento, Amanda relatou o seguinte: “O Se²pin foi uma experiência incrível, pois nesse evento eu pude conhecer diversas pessoas com conhecimentos diferentes e aprender mais com eles. Fiz amizades e aprendi mais sobre as minhas áreas de interesse. Sobre a mostra de robótica, eu amei participar, pois lá eu conheci mais sobre a robótica e diferentes tipos de ideias, e apresentar meu robozinho em um evento desses foi muito gratificante, pois ver a curiosidade no rosto das pessoas e ver como eles gostaram da minha ideia é realmente algo incrível, só tenho a agradecer pela oportunidade de participar do Se²pin.” Concluiu a estudante.
O projeto de robótica é coordenado pelo professor Paulo Sérgio Horst e o Robô EXP está em fase de desenvolvimento como um protótipo utilizando-se da plataforma de montagem e programação Lego Mindstorms EV3. Segundo Paulo, “a primeira característica do robô é mostrar em um display algumas expressões faciais humanizadas para demonstrar a reação conforme interage com as pessoas usando diversos sensores. Como estratégia de movimentação utiliza a técnica de seguidor de linha simulando também o deslocamento para áreas demarcadas em setores industriais. Entre as aplicações sugeridas inicialmente estão: primeiro contato de crianças com robôs; simulação para estudo e estímulo de interação com pessoas com algum grau do espectro de autismo; monitoramento interativo de áreas produtivas que ofereçam risco à saúde do trabalhador, mais especificamente em ambientes ruidosos.” Detalhou o orientador.
Sob a coordenação da professora Danielle Cristina Barreto Honorato Ferreira, o trabalho apresentado pela estudante consistiu na avaliação, construção e aprimoramento do conhecimento dos estudantes sobre as informações presentes na rotulagem dos alimentos. Danielle complementa que este processo desenvolve-se “com o foco nos alimentos integrais à base de cereais. Os resultados demonstraram que o trabalho foi efetivo e melhorou o aprendizado dos participantes em relação ao tema. E além disso, enfatizou a importância da leitura dos rótulos dos alimentos.” Concluiu a docente.
Para Gustavo, “participar dessa edição do Se²pin enquanto estudante do ensino médio foi uma experiência única, no meu caso, no sentido literal também, já que esse é o meu último ano no IFPR. Os 4 dias que passamos lá vão ficar marcados para mim. A chance de estar em contato com tantos jovens produzindo ciência, tecnologia, arte e inovação me fez querer, cada vez mais, estar próximo ao meio científico. Além de estar em contato com diferentes trabalhos, sinto que a participação no Se²pin também foi importante para o meu desenvolvimento, pois apresentar os trabalhos, frutos dos nossos projetos, foi muito gratificante e cheio de significado. Acredito que a educação pode transformar a nossa visão em relação ao mundo, e nesse caso eu pude ver a materialização desse pensamento. Espero que as próximas edições tenham o subsídio necessário para tocar um número ainda maior de jovens cientistas, pois o investimento na produção do conhecimento sempre vale a pena.” Destacou o estudante.
Gustavo é participante do projeto coordenado pela docente Danielle Cristina Barreto Honorato Ferreira, e de acordo com a docente, “o trabalho apresentado tem como foco compreender o entendimento dos estudantes sobre o termo integral presente nos rótulos dos alimentos derivados dos cereais. Com os resultados foi possível observar que o termo ainda não é tão claro, apesar dos alimentos integrais serem consumidos por grande parte dos participantes. E portanto, pode-se concluir que são necessárias ações para minimizar as dificuldades na compreensão das informações presentes nos rótulos dos alimentos.” Explicou a coordenadora do projeto.
Conforme relato da orientadora da proposta, professora Danielle Ferreira, “o propósito da oficina foi orientar e estimular os participantes quanto à leitura e compreensão das informações presentes nas rotulagens dos alimentos, principalmente dos alimentos integrais à base de cereais, visando à escolha de alimentos mais saudáveis. Uma vez que os rótulos são importantes pois fornecem aos consumidores informações que auxiliam na escolha correta dos produtos.” Entretanto, a docente pondera o seguinte: “acredita-se que a maior parte da população não lê os rótulos dos alimentos no momento da compra e/ou não compreende as informações neles presentes. Logo, faz-se necessário estimular, instruir e orientar os consumidores a realizarem a leitura e a interpretação dos rótulos dos alimentos visando à escolha correta no momento da compra e consumo, e assim contribuir para a saúde do consumidor.” Declarou Danielle.