Notícias

Torneio de futsal inclusivo promove integração entre IFPR e APAE no Campus Jaguariaíva

Publicado em

Com foco no respeito mútuo e na celebração da união entre diferentes trajetórias, na manhã do dia 22 de agosto, o Campus Jaguariaíva sediou um torneio de futsal de caráter inclusivo integrando a comunidade acadêmica do IFPR e alunos da APAE de Jaguariaíva.

A ação insere-se na programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, uma campanha desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes.

Nesse sentido, o evento que foi organizado por Guilherme da Silva de Melo – professor da Apae, e Luan Ricardo Gonçalves França – servidor do IFPR, contou com um espírito amistoso junto aos envolvidos que foram organizados em equipes mistas, de maneira que a atividade fortalecesse os laços e a prática esportiva compartilhada.

Os jovens atletas vinculados ao campus Jaguariaíva integram a equipe de futsal coordenada por Luan França. De acordo com Luan, eventos como este são importantes não apenas pelo seu caráter enriquecedor na experiência educacional, mas também pela promoção de valores de respeito e solidariedade que impactam positivamente a sociedade como um todo. ¨Gostaria de parabenizar o professor Guilherme, e toda a equipe da APAE no planejamento e organização do evento, merecendo todos os méritos possíveis por fazerem um trabalho incrível com seus alunos. Como servidor do IFPR, meu papel foi de recepcionar os alunos e auxiliar na execução do evento. Foi extremamente gratificante fazer parte deste momento, ver a alegria dos alunos durante a atividade e o comportamento dos atletas do IFPR, que abraçaram a ideia e acolheram nossos visitantes com muito respeito e carinho. Como instrutor de futsal do campus há 4 anos, nenhuma vitória em campeonato foi mais satisfatória do que isso. O IFPR tem como objetivo formar cidadãos com valores, ética e respeito pelo próximo, me orgulho de fazer parte desta instituição e vestir essa camisa,¨ comenta Luan, agradecendo mais uma vez a APAE pela oportunidade, bem como a colaboração da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (SMECEL), pelo fornecimento de uma equipe de arbitragem e medalhas para a premiação dos atletas.