PROFGEO – EDITAIS – TURMA 2025
Atualizado em
👁️🗨️ EDITAL Nº 113/2024 – HOMOLOGAÇÃO FINAL DAS INSCRIÇÕES DEFERIDAS/INDEFERIDAS – ENA TURMA 2025 [01/11/2024]: CLIQUE AQUI
👁️🗨️ EDITAL Nº 106/2024 – LISTA PRÉVIA DAS INSCRIÇÕES DEFERIDAS/INDEFERIDAS – ENA TURMA 2025 [28/10/2024]: CLIQUE AQUI
👁️🗨️ EDITAL Nº 96/2024 – RESULTADO FINAL DOS PEDIDOS DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO – ENA TURMA 2025 [11/10/2024]: CLIQUE AQUI
👁️🗨️ EDITAL Nº 93/2024 – RESULTADO PROVISÓRIO DOS PEDIDOS DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO – ENA TURMA 2025 [04/10/2024]: CLIQUE AQUI
👁️🗨️ EDITAL Nº 77/2024 – EDITAL DO EXAME NACIONAL DE ACESSO (ENA) TURMA 2025 [03/09/2024]: CLIQUE AQUI
- EDITAL Nº 80/2024 (retificação do Edital nº 77/2024) [05/09/2024]: CLIQUE AQUI
EDITAL GERAL DO EXAME NACIONAL DE ACESSO – ENA – TURMA 2025 [02/09/2024]: CLIQUE AQUI
📑Conteúdos programáticos ENA TURMA 2025:
I – Saberes e conhecimentos da Geografia no espaço escolar
1.1 Concepções teórico-metodológicas da Geografia e seu ensino;
1.2 Saberes disciplinares, curriculares, saberes da experiência e da ação pedagógica dos docentes;
1.2 Conceitos, categorias e conteúdos de geografia no Ensino Fundamental e Médio;
1.4 Programas, documentos e regulamentações que disciplinam e orientam o ensino de Geografia;
1.5 Pesquisa e produção do conhecimento no campo da Geografia Escolar.
II – Formação docente em Geografia
2.1 As teorias pedagógicas na formação docente e seus desdobramentos na prática docente;
2.2 Formação docente e políticas curriculares: suas incidências no ensino de Geografia;
2.3 A precarização do trabalho docente em Geografia;
2.4 Políticas públicas, legislação e perspectivas de formação docente em Geografia;
2.5 Diversidade, diferença e inclusão no ensino de Geografia.
III – As linguagens no ensino de Geografia
3.1 Linguagens: importância e participação na formação de raciocínios geográficos;
3.2 Especificidades e potencialidades das diferentes linguagens na educação geográfica;
3.3 Cartografias, geotecnologias e tecnologias da informação e comunicação;
3.4 Arte, Fotografia, Cinema e outras linguagens visuais;
3.5 Proposições metodológicas para o ensino de Geografia.📚 Bibliografia Recomendada ENA TURMA 2025:
- ARAÚJO, Gilvan Charles Cirqueira de. Tendências Pedagógicas e Geografia Escolar. Revista Presença Geográfica. v. 07, n. 03, 2020. Disponível em: http://portal.amelica.org/ameli/journal/274/2742036008/html/.
- AZEVEDO, M. O.; OLANDA, E. R. O ensino do lugar: reflexões sobre o conceito de lugar na Geografia. Ateliê Geográfico, 2018, p. 136–156.
- BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
- BRASIL. LEI Nº 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm#:~:text=L10639&text=LEI%20No%2010.639%2C%20DE%209%20DE%20JANEIRO%20DE%202003.&text=Altera%20a%20Lei%20no,%22%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias.
- BRASIL. Estatuto da Pessoa com Deficiência. 3. ed. Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2019. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/554329/estatuto_da_pessoa_com_deficiencia_3ed.pdf.
- CANTO, Tânia S. do. Cartografia e tecnologias digitais: novas abordagens e linguagens para a sala de aula. Curitiba: CRV, 2022.
- CASTELLAR, S.M.V. A alfabetização em geografia. Espaços da Escola, Ijuí, v. 10, n. 37, p. 29-46, jul./set. 2000.
- CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.
- CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
- CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensino de geografia e diversidade: Construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In CASTELLAR, Sônia (Org.) Educação Geográfica: Teorias e Práticas Docentes. São Paulo: Contexto, 2010.
- CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.
- GONÇALVES, T. R. S.; LOPES, J. J.M. Alfabetização geográfica nos primeiros anos do ensino fundamental. Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 10, p. 45-52, jan/dez 2008.
- HOLLMANN, Verónica C. Além da literalidade: outros modos de aproximação à linguagem da fotografia na Geografia. Signos Geográficos, Goiânia-GO, v.2, 2020, p. 01-17.
- OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao M. de.; GIRARDI, Gisele. Diferentes linguagens no ensino de Geografia. In: Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, XI, 2011. Goiânia. Anais… Goiânia, 2011, p. 1-9. Disponível em: https://poesionline.files.wordpress.com/2015/02/oliveirajrgirardi-20111.pdf
- OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao M. de; GIRARDI, Gisele. O cinema como diferença na linguagem do ensino de Geografia: uma cartografia provisória. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 19, p. 45-66, jan./jun., 2020.
- RIBEIRO, Solange Lucas. Ensino de Geografia no contexto da diversidade e da inclusão educacional. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 11, n. 21, p. 05-23, jan./dez., 2021
- RICHTER, Denis. O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. Boletim Paulista de Geografia, v. 99, p. 251-267, 2018.
- SANTOS, Luline Silva Carvalho; SOUZA, Vanilotn Camilo de Souza. Pensar e raciocinar: a Geografia como instrumento de cognição. Signos Geográficos, Goiânia-GO, v.3, 2021.
- SANTOS, Renato Emerson Nascimento dos; COUTINHO, Ronald Santos. Desafios para a implementação de uma educação antirracista no ensino de geografia: os conflitos na prática cotidiana de professoras(es). Revista ABPN, v. 12, p. 78-108, 2020.
- SEEMANN, Jorn. O ensino de Cartografia que não está no currículo: olhares cartográficos, “carto-fatos” e “cultura cartográfica. In: NUNES, Flaviana G. (Org.) Ensino de Geografia: novos olhares e práticas. Dourados, Editora da UFGD, 2011, p. 37-60.
- SILVA, Amanda Moreira da. Formas e tendências de precarização do trabalho docente: o precariado professoral e o professorado estável-formal nas redes públicas brasileiras. Curitiba: CRV, 2020.
- STRAFORINI, Rafael et al (Orgs). Políticas Educacionais e Ensino de Geografia: Sentidos de Currículo, Práticas e Formação Docente. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2021.
ORIENTAÇÕES ÀS/AOS CANDIDATAS/OS AO PROFGEO TURMA 2025 [26/08/2024]: CLIQUE AQUI