Conclusão e certificação do curso de robótica – turma 2024
Publicado em
No último dia 09 de dezembro, aconteceu a conclusão do curso de robótica e a certificação da turma 2024. A ação foi desenvolvida pelo projeto de extensão IFPRobótica do campus Jaguariaíva, com atividades realizadas no período entre março e dezembro de 2024.
Marcando não só a conclusão de um ciclo de aprendizado, mas também o início de novas oportunidades para esses jovens talentos para lidarem com os desafios tecnológicos da atualidade, a certificação contemplou os participantes do Projeto PESCAR/unidade Jaguariaíva, sob a coordenação do professor Luciano Oliveira Melo, dando todo o suporte necessário para a participação de seus alunos: Arthur Bernardo Moises Bueno Silva, Damaris Pricila de Souza Soares, Maicon Vinícius Mateus Cassimiro, Maria Eduarda Lopes do Nascimento, Maria Vitória Melek Teixeira de Lima e Ryan Augusto dos Santos Cordeiro.
Atualmente, o curso é coordenado pelos professores Daniel Ferreira da Silva e Luan Ricardo Gonçalves França, e conta com a colaboração da monitora Amanda Santos Bueno, discente do curso técnico em Biotecnologia IEM.
Contando com abordagens diversificadas, o professor Daniel ressalta de que maneira as atividades permitiram aos cursistas maior compreensão conceitual e prática acerca da robótica e da eletrônica, além de aprimorarem suas habilidades colaborativas e de resolução de problemas. “Entre as principais atividades realizadas durante o curso, podemos destacar: a demonstração prática do funcionamento de componentes eletrônicos, motores, sensores, microcontroladores e lâmpadas; a formação de grupos de trabalho, promovendo uma abordagem colaborativa e eficaz; a montagem prática de dispositivos eletrônicos pelos grupos, estimulando a aplicação dos conhecimentos adquiridos; o desenvolvimento de programas de computador para controle de dispositivos robóticos, reforçando a integração entre eletrônica e programação; a discussão aprofundada sobre aspectos científicos e tecnológicos relevantes, além da participação dos envolvidos em eventos científicos, como ocorreu na II Semana Integrada do Campus Jaguariaíva.”, esclareceu o docente.
De acordo com a coordenação do projeto, a partir da observação dos resultados significativos no desenvolvimento educacional e tecnológico dos envolvidos, a proposta será renovada para o ano de 2025 a fim de ampliar o atendimento à comunidade.