Publicado em
O Campus Jaguariaíva promoveu sua 2ª Mostra Científica Multidisciplinar no dia 13 de junho com diversas atividades para alunos e visitantes.
Neste ano, o tema do evento foi a influência antrópica no Ambiente. Com o objetivo de resgatar e valorizar a história dos indígenas que muito fizeram (e ainda fazem) pela natureza, os estudantes optaram por nomear o evento de XETÁ, fazendo referência à etnia indígena que viveu no Paraná.
Nesta edição da Mostra Científica Multidisciplinar foi possível perceber que podemos estabelecer relações mais harmônicas com o Meio Ambiente. Acreditamos que eventos como este podem produzir conhecimentos que têm potencial para transformar a trajetória de cada uma e cada um dos estudantes, e, consequentemente, transformar também a sociedade.
Victor Augusto Bianchetti Rodrigues – Membro da Comissão Organizadora do Evento
Em parceria com a Floresta Nacional de Piraí do Sul – FLONA, os estudantes do 2º e 3º ano do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio trabalharam em grupos para elaborar expositores sobre diversas temáticas ambientais. Futuramente, os trabalhos irão compor o acervo do museu da FLONA.
Os alunos do 1º ano do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio propuseram uma reflexão sobre o descarte e reaproveitamento de alimentos. Também mostraram sobre as constelações indígenas.
Os alunos do 1º ano do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio resgataram a memória histórica dos Xetá através de duas salas temáticas e um painel na entrada do campus.
Os alunos do 4º ano do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio apresentaram sobre Direitos Humanos e Políticas Ambientais.
Além das salas temáticas e dos expositores, os alunos e visitantes puderam aprender mais sobre fósseis e votar nos melhores expositores, que receberam uma premiação ao final do dia.
A performance cultural entitulada “Xetá: existência, resistência, [reticências]”, com a palavra “reticências” em destaque, desafiou-nos a uma reflexão sobre qual o futuro dos povos que até hoje lutam por direitos que são seus.
O evento contou ainda com quatro palestras:
– “A importância dos remanescentes naturais e as interações antrópicas”, por Harisson Luiz Pires, da Guará Projetos Ambientais;
– “Cultura e história Xetá: tradições e resistências”, por Fábio Lucas da Cruz e Mylena Beatriz de Paula, do IFPR Campus Campo Largo;
– “Programa Feira Verde”, por Marcela Bertoni de Carvalho, da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva;
– “Conservação e restauração na FLONA de Piraí do Sul”, por Jézili Dias, da UTFPR Campus Ponta Grossa