Projeto firma parceria entre o IFPR Campus Jaguariaíva e a Comunidade Quilombola Família Xavier – Campus Jaguariaíva

PESQUISA

A equipe é formada por estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e do curso superior do Campus Jaguariaíva.

Na última terça-feira, 02 de março, participantes de projeto de pesquisa do Campus se reuniram via Google Meet com a presidenta da Comunidade Quilombola Família Xavier, Silmara Aparecida Xavier. Silmara atua também como representante no Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial (CONSEPIR).

O projeto intitulado “Educação Científica e Tecnológica em perspectivas decoloniais: reflexões sobre as abordagens CTS a partir da experiência em uma Comunidade Quilombola” foi idealizado pelo professor  Victor Augusto Bianchetti Rodrigues e é coordenado no IFPR Campus Jaguariaíva pela servidora Lisandra Maria Kovaliczn Nadal. Através de pesquisas documentais e entrevistas com membros da Comunidade, a equipe visa a construção de um livro sobre a Comunidade Quilombola Família Xavier, localizada em Arapoti, Paraná.

A Comunidade Quilombola Família Xavier busca preservar as raízes culturais e históricas de seus antepassados. A partir disso, alunas de iniciação científica júnior do Campus Jaguariaíva, juntamente com a coordenadora do projeto e o professor do IFSC Campus Criciúma Victor Augusto Bianchetti Rodrigues, tiveram a iniciativa de escrever um livro com a história dos Quilombolas, com relatos transmitidos diretamente pelos participantes da Comunidade, para difundir mais sobre sua história, cultura, luta e resistência.

O projeto recebe fomento do Programa Institucional de Direitos Humanos (PIDH) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica Júnior (PIBIC-Jr) do IFPR.

Para mais informações, acesse o perfil do projeto no Instagram (@aprendizesdegrio) e a página da Comunidade Quilombola Família Xavier no Facebook

Texto adaptado do relato enviado pela estudante Nicole Gelinski De Sousa, estudante do 3º ano do Curso Técnico em Biotecnologia I.E.M. e bolsista PIDH