Tecnologia em Gestão da Qualidade
Atualizado em
O CURSO
A concepção do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade se fundamenta legal e pedagogicamente em uma proposta humanística de educação. A proposta do curso alinha-se aos preceitos constitucionais no que tange aos direitos sociais da educação e do trabalho, apresentando-se como uma oportunidade de acesso ao direito inalienável do cidadão à educação e à formação profissional. Do ponto de vista legal, o curso é concebido a partir da consonância entre a Constituição Federal e as demais normativas que tangenciam a educação profissional tecnológica de graduação. Nesse sentido, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade contempla o previsto na Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, à qual cabe:
I – ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;
II – desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais;
Ao propor a formação de tecnólogos em gestão da qualidade, tem-se em vista não apenas a formação profissional, como contribuir na construção multidimensional do sujeito. Nesse intento, o curso tem como princípios educativos o trabalho e a pesquisa, estabelecendo uma relação entre os saberes acadêmicos e a totalidade da vida. Ter o trabalho como um princípio educativo significa compreender a formação do sujeito sob um viés que considera a intersecção entre as dimensões históricas, sociais e ideológicas do mundo do trabalho. Assim, o curso não visa a formar apenas mão de obra, antes busca o desenvolvimento integral do sujeito, formando para as multidimensões da vida.
O trabalho é o princípio da sobrevivência humana, é a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social. Para a produção de sua existência, a humanidade precisou dominar a natureza e adaptá-la a si, de modo a suprir suas necessidades. Diferentemente dos animais que se adaptam à natureza, o homem submete à natureza suas necessidades. Essa submissão é uma atividade intencional. Logo, o homem utiliza de sua capacidade de “pensar”, e não apenas a instintiva como os animais, para lançar mão dos recursos disponíveis da natureza em seu benefício (PDI 2014-2019 do IFPR, p.32-33).
Essa perspectiva de formação é pautada na indissociabilidade dos processos de ensino, pesquisa e extensão. O aporte filosófico e epistemológico do curso se ancora nos documentos institucionais do IFPR, tendo como guia a concepção histórico-crítica de educação. Assim, concebe-se tanto o sujeito quanto o conhecimento como resultantes de um processo histórico e dialético de construção. Dessa forma: tem-se como concepção de conhecimento:
A concepção de conhecimento decorre da compreensão de que os processos pedagógicos devem promover situações de aprendizagem que aproximem ciência, trabalho e cultura, de forma ativa, construtiva e criadora, substituindo a certeza pelo questionamento, o engessamento pela flexibilidade, a recepção passiva pela atividade permanente na elaboração de novas sínteses que possibilitem a construção de novos aprendizados (PDI 2014-2019 do IFPR, p. 37).
Por concepção de aprendizagem adota-se o seguinte:
A concepção de aprendizagem adotada pelo IFPR considera que a ação de ensinar ocorra a partir da problematização dos conteúdos, da proposição de desafios e do estabelecimento de relações, maneiras estas que contribuem para a autonomia intelectual dos estudantes. A ciência, enquanto conhecimento sistematizado, somente pode ser atingida se houver a relação entre a teoria e a prática (PDI 2014-2019 do IFPR, p.37).
Epistemologicamente, a gestão da qualidade ainda é um campo teórico em formação, cujas investigações abordam os processos produtivos, buscando a melhoria dos produtos e serviços com vistas à garantia de qualidade e satisfação. A complexidade que envolve os processos de gestão da qualidade não possibilita que ela tenha apenas uma definição. Assim, destaca-se a interpretação de Ishikawa (1993). Para esse autor, a qualidade tem sentido amplo, englobando qualidade do trabalho, de informação, de divisão, de pessoal, de sistema, de empresa e de objetivos. Nesse sentido, a gestão da qualidade busca o controle de todas as etapas do processo produtivo. Segundo Ishikawa, a qualidade tem um importante papel social, pois possibilita uma educação profissional que promove a qualidade de vida dos trabalhadores envolvidos no processo produtivo.
OBJETIVOS:
Objetivo Geral
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade tem como objetivo geral desenvolver competências profissionais capazes de identificar e analisar problemas ligados à qualidade de produtos e processos, de forma ética e focada no desenvolvimento sustentável e em atitudes empreendedoras.
Objetivos Específicos
São objetivos específicos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade:
- Fornecer aos alunos os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria com prática;
- Atender às necessidades regionais e nacionais em termos de formação de recursos humanos na área da gestão e controle da qualidade;
- Proporcionar uma visão sistêmica e integrada da gestão da qualidade de forma a garantir maior eficiência;
- Aprimorar o desenvolvimento do senso crítico dos alunos em relação à atual conjuntura social e cultural inerentes ao cotidiano da vida profissional no âmbito da gestão da qualidade;
- Desenvolver atividades de pesquisa, extensão e desenvolvimento aplicadas às empresas da região;
- Desenvolver competências, para que o Tecnólogo em Gestão da Qualidade tenha responsabilidade social, cultural, ambiental e econômica, considerando uma visão estratégica globalizada do setor produtivo de micro, pequenas e grandes empresas.
CARACTERÍSTICAS DO CURSO
Nível: Educação Superior
Modalidade: presencial
Tempo de duração do curso: 03 anos
Horário de oferta do curso: de segunda a sexta-feira, das 18:50 às 22:20
Turno de oferta: Noturno
Carga horária total: 1760
Número máximo de vagas do curso: 40
Requisitos de acesso ao Curso: Ensino Médio completo e aprovação no Processo Seletivo regulamentado pela Pró-Reitoria de Ensino em parceria com o campus
Tipo de Matrícula: serial
Regime Escolar: semestral
Eixo tecnológico: Gestão e negócios
Coordenador:Valter Miotto Alessio
E-mail:sup.gq.jaguariaiva@ifpr.edu.br
Contato: (43) 3233-2070
Autorizado pela Resolução N° 32 de junho de 2018 do Conselho Superior – IFPR
Documentos:
Projeto Pedagógico do Curso em Gestão da Qualidade (2023)
Projeto Pedagógico do Curso em Gestão da Qualidade (2017)
Regulamento do Laboratório de Metrologia
Regulamento do Laboratório de Informática
Plano de Trabalho Emergencial – aprovado pelo CGPC em 10/11/2020
Relatório de egressos e concluintes
Turma 2019
Repositório de Trabalhos de Conclusão de Curso
Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) apresentados pelos alunos, conforme o PPC do Curso, são armazenados no repositório digital acessível através deste link.