Publicado em
Foram publicados nesta sexta (10) os editais que abrem o período inscrições de estudantes para o Programa de Bolsas de Inclusão Social (PBIS – edital 31/2023), para o Programa de Monitoria (edital 32/2023) e para o Programa Cultura Corporal (Proccorp – edital 34/2023). Os três são ações ligadas ao Programa de Assistência Estudantil do IFPR.
As inscrições devem ser realizadas entre 8h do dia 13 de março e 12h do dia 17 de março, pelo Sistema de Gerenciamento da Assistência Estudantil (Sigae).
As atividades dos programas têm início no dia 3 de abril, e o estudante receberá bolsas mensais referentes ao período de abril a novembro. Em contrapartida, o estudante deve ter 04 (quatro) horas semanais disponíveis para dedicar ao desenvolvimento do projeto.
Valor da bolsa: R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais.
Cada programa possui requisitos próprios de seleção dos estudantes inscritos, por isso, recomenda-se a leitura atenta dos documentos.
O Programa de Bolsas de Inclusão Social tem como objetivos:
Projetos PBIS – Campus Jaguariaíva:
Há disponibilidade de uma bolsa que pode ser alocada em um dos projeto a seguir:
1. IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA ESCOLAR COMO ESPAÇO EDUCACIONAL INTERDISCIPLINAR. Coordenador: PAULO SÉRGIO DA SILVA
Síntese das atividades a serem desenvolvidas pelo(a) estudante: Pesquisa bibliográfica; mobilização da comunidade interna e externa; análise e preparação do solo; produção de adubo orgânico; produção de mudas e plantio; manutenção (rega, controle de pragas, colheita e replantio).
2. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: UMA OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO. Coordenadora: CATIUSSA MAIARA PAZUCH
Síntese das atividades a serem desenvolvidas pelo(a) estudante: Apresentação da proposta pelo orientador ao discente e discussões pertinentes; discussão, definição e aprovação do cronograma de atividades pelo discente e orientador; leitura de textos e materiais sobre inteligência emocional, indicadas pelo orientador e lista de perguntas/dúvidas; busca de materiais/vídeos/conteúdos em redes sociais de escolha pelo discente; pesquisar a definição de emoção e fazer um “emocionário” com as principais emoções; leitura de textos/contos para identificar e nomear emoções dos personagens; pesquisar dinâmicas e outras atividades para facilitar a consciência emocional, construindo um relatório (levantamento de todos eles); realizar um levantamento das estratégias para o bem-estar emocional, buscando em textos e vídeos relatos de experiência; escolher algumas técnicas e aplicá-las, no intuito de gerar no discente a experiência e percepções necessárias; desenvolvimento de um protótipo/jogo(baralho das emoções – tabuleiro cognitivo)/cartilha/oficina e ou outro objeto educacional; relatórios do projeto.
3. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SALA DE APOIO AO NÚCLEO DE ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS (NAPNE). Coordenadora: INEUZA MICHELS MARÇAL
Síntese das atividades a serem desenvolvidas pelo(a) estudante: Pesquisa literária; determinação do espaço; análise do espaço; levantamento de equipamentos e materiais; capacitações; manutenção do espaço.
———————————————-
O Programa Monitoria consiste na seleção de estudantes para atuarem como monitores e tem por objetivos auxiliar o professor nas tarefas didáticas, inclusive na preparação de aulas e em trabalhos escolares; facilitar o relacionamento entre os professores e os estudantes na execução das atividades didáticas; avaliar o andamento da área e ou do componente curricular. Do ponto de vista discente selecionado: conhecer os termos e as exigências da legislação vigente referente à atividade de monitoria; participar das atividades de monitoria promovidas pela PROENS.
Projeto de Monitoria – Campus Jaguariaíva:
Há disponibilidade de uma bolsa que pode ser alocada em um dos projetos a seguir:
1. MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Coordenadora: SANDRA DE SOUSA XAVIER.
Síntese das atividades a serem desenvolvidas pelo(a) estudante: Noções básicas da análise combinatória: princípio fundamental da contagem, permutação, arranjo e combinação simples. Introdução ao estudo das probabilidades; fundamentos gerais da estatística: classificação de variáveis aleatórias; análise organização e representação de dados por meio de gráficos e tabelas, distribuição de frequência, medidas de tendência central, medidas de dispersão, noções gerais de técnicas de amostragem.
2. ANÁLISE DE ALIMENTOS. Coordenadora: INEUZA MICHELS MARÇAL.
Síntese das atividades a serem desenvolvidas pelo(a) estudante: Conhecimento teórico e prático sobre as principais análises físico-químicas e microbiológicas dos alimentos in natura e processados; fatores que influenciam a vida de prateleira; importância da análise sensorial no controle da qualidade dos alimentos industrializados. Fatores que influenciam na análise sensorial e condições dos testes sensoriais. Os órgãos do sentido e a percepção sensorial. Seleção e treinamento de equipes de analistas sensoriais. Métodos sensoriais: descritivos e afetivos. Procedimentos de aceitação e preferência.
3. BIOLOGIA E MICROBIOLOGIA GERAL. Coordenador: LEANDRO GOMES DA SILVA.
Síntese das atividades a serem desenvolvidas pelo(a) estudante: Biologia celular; seres vivos; genética e hereditariedade; evolução; microbiologia geral e aplicada.
——————————————-
O Proccorp consiste em oportunizar aos estudantes regularmente matriculados em todas as modalidades e níveis de ensino acesso e a inclusão em atividade física, considerando todos os elementos que constituem a cultura corporal, nas mais diversas modalidades, de modo a contribuir para sua permanência, melhoria do desempenho e êxito escolar e acadêmico.
Projeto de Proccorp – Campus Jaguariaíva:
Há disponibilidade de uma bolsa para o projeto a seguir:
1. BASQUETEBOL: POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO INTEGRAL DE ESTUDANTES. Coordenador: GIOVANI BORGES GRACIANO.
Síntese das atividades a serem desenvolvidas pelo(a) estudante:Divulgação da modalidade; explicação de regras oficiais da modalidade; treinamentos de fundamentos técnicos; treinamentos de fundamentos táticos; treinamentos físicos; término dos treinamentos; elaboração do relatório final.
Mais informações sobre os programas podem ser encontradas na página da Assistência Estudantil.