ENCCEJA

IFPR divulga edital de certificação do Ensino Médio com base no Encceja 2023

Publicado em

O IFPR iniciou as certificações do Ensino Médio com base nos resultados do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. Não há prazo de término para requisição e nem cobrança de taxa. Confira o edital completo.

Dezoito campi do IFPR atuam como unidades certificadoras: Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Coronel Vivida, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jaguariaíva, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pitanga, Quedas do Iguaçu, Telêmaco Borba e União da Vitória.

Pode solicitar a certificação quem atenda aos pré-requisitos e, no ato da inscrição para o Encceja 2023, tenha escolhido um desses 18 campi como unidade certificadora.

Além do certificado de conclusão do Ensino Médio, com base nos resultados do Encceja 2023, também é possível solicitar no IFPR a declaração parcial de proficiência em áreas de conhecimento do Ensino Médio.

Não há prazo de término para a solicitação desses dois tipos de requisição. Também não é necessário apresentar comprovante de conclusão do Ensino Fundamental para requerê-las.

Pré-requisitos

Para solicitar o certificado, é preciso ter idade mínima de 18 anos (completos até a data de realização do Encceja 2023, ou seja, em 27/08/2023); ter atingido o mínimo de 100 pontos em cada área de conhecimento do Exame; ter atingido nota igual ou superior a 5,0 pontos na prova de redação e não ter concluído o Ensino Médio.

Para obter a declaração parcial de proficiência em áreas de conhecimento do Ensino Médio também é preciso ter 18 anos e ter atingido 100 pontos na(s) área(s) de conhecimento para a qual(ais) deseja certificação. Para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o requerente deverá ter atingindo, concomitantemente, o mínimo de 100 pontos na prova objetiva específica desta área e nota igual ou superior a 5,0 pontos na prova de redação.

Áreas de conhecimento

As áreas de conhecimento para certificação compreendem os seguintes componentes curriculares do Ensino Médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Sociologia e Filosofia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Física e Química.

Composição de notas

Para compor as exigências relativas à emissão de certificação de conclusão do Ensino Médio é permitido ao interessado o aproveitamento de declarações parciais de proficiência em áreas de conhecimento do Ensino Médio obtidas em provas do Encceja (Ensino Médio) realizadas no Brasil, edições de 2006 a 2008 e 2017 a 2019; em provas do Encceja realizadas no exterior, edições a partir de 2011, e em provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edições de 2009 a 2016.

Exames anteriores

O IFPR continua realizando a emissão de certificados e declarações com base em resultados de edições anteriores do Enem e do Encceja (consulte os campi que oferecem este serviço no anexo II do Edital Proens-IFPR/01/2024).

Prazos

O período para a solicitação da Certificação do Ensino Médio ou da Declaração Parcial de Proficiência com base no resultado do ENCCEJA (edição 2023) inicia-se em 15 de janeiro 2024, exclusivamente por meio dos links disponíveis no edital (01/2024). Após o recebimento da documentação, tendo o interessado direito à certificação, o IFPR terá o prazo de até 45 dias para a emissão dos documentos.

Como solicitar

Para solicitar o certificado ou a(s) declaração(ões), enviar um e-mail para a lista de contatos das secretarias acadêmicas dos Campi (Anexo I do edital) e comparecer ao campus indicado no momento da inscrição.

Os documentos nescessário para a solitação estão disponíveis no i tem 13 do Edital Proens-IFPR/01/2024.

Os formulários também estão anexados ao edital (anexos III e IV).

Mais informações

Para mais informações sobre certificação do Ensino Médio utilizando os resultados do Encceja leia o Edital 01/2024 ou entre em contato com o campus que atuará como sua unidade certificadora.