CNAPNE promove o evento “Nada sobre nós, sem nós” – Campus Jaguariaíva

CNAPNE promove o evento “Nada sobre nós, sem nós”

Nos dias 25 e 26 de setembro, aconteceu no campus Jaguariaíva o evento Nada sobre nós, sem nós, em alusão à data de 21 de setembro, dia da luta da pessoa com deficiência.
As atividades foram coordenadas pelo Cnapne do campus Jaguariaiva mediante palestras, rodas de conversa e dinâmicas de grupo.
O primeiro dia contou com palestra intitulada A Luta da pessoa com Deficiência, ministrada pelo professor João Paulo dos Passos Santos, servidor responsável pelos Atendimentos Educacionais Especializados (AEE) do campus. Na sequência, uma das estudantes atendidas pela Cnapne, Ana Clara de Moura Santos, fez uso da palavra para compartilhar suas experiências e desafios acerca dos fatores limitantes e mitos que dificultam o processo de inclusão de pessoas com deficiência. Sua fala sensível e necessária tornou-se um dos momentos mais potentes do evento.
Já no segundo dia (26), data esta, marcada pela mobilização e reflexões relacionadas ao Dia Nacional do Surdo, a programação foi dedicada a realização de oficinas e palestra intitulada A importância da Língua de Sinais Brasileira como língua materna do sujeito surdo, ministrada pela professora Luciene Vitorino da Silva Rocha, docente e intérprete de Libras de escolas estaduais do município, o Colégio Rodrigues Alves e Colégio Nilo Peçanha.
Na ocasião, participaram das atividades em conjunto com a palestrante, os alunos surdos Adriana, Cledson, Rosemiria e Ariele, interagindo com toda a comunidade acadêmica.
De acordo com a coordenadora local do Cnapne, Geovana Paulino Tomás, foi perceptível o envolvimento de alunos, servidores e colaboradores do campus acerca do debate e das políticas públicas sobre a inclusão, destacando ainda que "Foram dias de muito aprendizado e trocas com parte da comunidade surda. Agradecemos às direções e coordenações pelo apoio e a participação efetiva dos estudantes.", conclui a servidora.