Comunidade Quilombola Família Xavier divulga vídeo em homenagem ao Dia da Consciência Negra – Campus Jaguariaíva

EXTENSÃO

Imagens da gravação do programa Plug, da Rede Paranaense de Comunicação – RPC

A Comunidade Quilombola Família Xavier, localizada em Arapoti-PR, é o destaque do dia através de uma produção audiovisual que registra alguns momentos de encontros realizados pela comunidade antes do início da pandemia. Confira:

O vídeo foi produzido por Letícia Pereira Mazurckvitz, com trilha sonora de Célia Sampaio – Guerreiras Quilombolas e enviado pela estudante Edimara Cristina Prado, do curso superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade do nosso campus.

Quilombolas

Segundo o site Terra de Direitos, a Família Xavier é a 38ª comunidade quilombola reconhecida pela Fundação Cultural Palmares no Paraná.  As comunidades quilombolas buscam preservar as raízes culturais e históricas dos seus antepassados. A Família Xavier acompanha as obras que estão sendo realizadas para restauração do casarão e cemitério quilombola.

Juza, mãe do Quilombo e Ceiça, matricarca da família, no primeiro almoço dos quilombolas em 2018

Abaixo mais algumas imagens cedidas pela estudante das comemorações do Dia da Consciência Negra de anos anteriores: