Confira como foi a nossa I Mostra de Lançamento de Foguetes – Campus Jaguariaíva

Confira como foi a nossa I Mostra de Lançamento de Foguetes

Aconteceu nos dias 03 e 04 de julho, a I Mostra de Foguetes de garrafas PET do IFPR Campus Jaguariaíva.

O evento contou com a participação dos estudantes dos cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio em Alimentos e Biotecnologia, além dos estudantes do projeto Pescar da unidade de Jaguariaíva e da comunidade em geral.

Como etapa anterior à mostra, a comissão organizadora composta pelos discentes dos cursos já mencionados realizaram ações de arrecadação de garrafas PET e aplicação de oficina de capacitação aos participantes.

Ao longo desse processo, a comissão organizadora e os participantes das oficinas aprenderam como montar foguetes de garrafa PET, bem como realizar os procedimentos de lançamento, além de conhecerem todas as normas de segurança disponíveis em manuais da Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog) – evento concomitante à Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), necessárias para a realização da atividade.

O professor Rodolfo Henrique Mello Caversan e coordenador do evento explica que “os lançamentos foram planejados de acordo com as características do nível 3 da MobFog, onde o foguete é construído pelos alunos a partir de duas ou mais garrafas PET de qualquer volume, que devem estar presas em uma base de lançamento fixada ao chão. Essa base também foi construída pelos estudantes, utilizando-se água como combustível e por fim, a compressão do ar manuseando-se uma bomba de enchimento manual para pneus de bicicletas. A escolha pela bomba manual se deu para facilitar o momento de lançamento, uma vez que, a maioria dos participantes nunca haviam realizado um lançamento de garrafa PET”, declarou Rodolfo.

Ao final dos dois dias, o docente avaliou como extremamente positiva a realização do evento para o campus: “Consideramos que a I mostra de Foguetes de Garrafa PET do IFPR Campus Jaguariaíva promoveu a interação da instituição junto a comunidade, a divulgação científica e a conscientização ambiental quanto à necessidade da separação adequada do lixo”, disse o coordenador do evento.

Para a arrecadação das garrafas PET, a comissão organizadora contou com a colaboração do Programa Feira Verde, da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva.