Construção de protótipos hidráulicos ajuda a compreender o princípio de Pascal no IFPR Campus Jaguariaíva – Campus Jaguariaíva

O IFPR Campus Jaguariaíva realizou, nos meses de março e abril, uma abordagem inovadora para o ensino de Física. Utilizando protótipos de sistemas hidráulicos, o professor Rafael Felipe Pszybylski trabalhou com metodologias pedagógicas mais interessantes e acessíveis junto os estudantes do 2º ano do curso técnico em Biotecnologia I.E.M.

O princípio de Pascal é um conceito fundamental da física que descreve como a pressão em um fluido é transmitida de forma igual em todas as direções. Embora seja um conceito importante, muitos estudantes podem achá-lo difícil de entender. É aí que entra a metodologia da construção de protótipos de sistemas hidráulicos.

Nessa abordagem, os estudantes podem analisar o princípio de Pascal por meio da manipulação das válvulas dos protótipos, e, desta forma, podem observar como a pressão é transmitida pelo fluido. Isso torna a matéria mais tangível e auxilia na compreensão dos fenômenos.

Além disso, a construção de protótipos hidráulicos envolve a aplicação prática dos princípios da física: como a mecânica, hidráulica e eletroeletrônica. Ao criar protótipos, os alunos podem experimentar e testar suas ideias, e ver os resultados de seus esforços em tempo real. Isso pode ser motivador e inspirador, levando a uma maior curiosidade e interesse pelo componente curricular de Física. O trabalho permite que em estudos futuros, seja possível o aprimoramento dos protótipos, com dispositivos de automação e controle.