Dia Internacional das Mulheres é celebrado com debate entre estudantes – Campus Jaguariaíva

Dia Internacional das Mulheres é celebrado com debate entre estudantes

Para marcar os atos do Dia Internacional da Mulher, aconteceu na tarde de quinta-feira, dia 09 de março, ações dialogadas entre estudantes, docentes e técnicos-administrativos.

A iniciativa partiu do Grêmio Estudantil e contou com o apoio do Núcleo de Arte e Cultura – NAC e de servidores que realizaram a mediação das rodas de conversa cujos temas refletiram acerca do feminismo, a presença das mulheres nas ciências e nas artes e o exercício do lugar de fala a partir de diferentes realidades, vivências e pontos de vista.

“Amei a oportunidade de poder falar sobre as mulheres e o poder delas, pois foram anos lutando para podermos chegar onde estamos atualmente. Lá atrás, e ainda hoje, sofremos preconceitos, discriminações e desrespeito. Penso que essa roda foi fundamental para pensarmos sobre a importância do dia das mulheres. A interação dos alunos foi muito boa, foi uma experiência incrível!!

Wedilly Gabrielli dos Santos Oliveira – voluntária do projeto #EscritoPorElas e estudante do 2º ano do curso técnico em Alimentos I.E.M.

“Foi uma tarde de muito aprendizado onde abordamos temas necessários. Creio que todos que estavam presentes aprenderam muito! Achei muito interessante falar sobre um assunto que por muitas vezes não recebem a importância devida”.

Victoria Rodrigues da Fonseca Pereira – presidente do Grêmio Estudantil e estudante do 3º ano do curso técnico em Biotecnologia I.E.M.

“O evento em comemoração ao dia internacional da mulher, ocorrido em nosso Campus, proporcionou a todas as pessoas envolvidas um momento de importante reflexão sobre temas tão caros a nossa sociedade. Ainda hoje é fundamental que se discuta a relevância da mulher em áreas como a ciência, a arte e, também, que se promovam debates acerca de movimentos sociais como o feminismo a fim de torná-lo mais inclusivo para todas as mulheres independente de cor, classe social, faixa etária ou orientação sexual. Ações como essa impactam positivamente na comunidade escolar, unindo docentes e discentes em um mesmo propósito: a promoção de uma sociedade mais justa para todos”.

Gabriela Martins Pinheiro Kano – docente e mediadora das ações desenvolvidas.

O Grêmio Estudantil agradece à(o)s servidora(e)s, Cely Kaori Hirata, Gabriela Martins Pinheiro Kano, Ineuza Michels Marçal, Kelly Cristina Alves da Silva e Leandro Gomes da Silva, pelas contribuições dadas ao evento.
A ação foi a primeira de muitas que estão no planejamento do grêmio estudantil em parceria com o NAC do campus.