Estudantes do Campus Jaguariaíva são premiados na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia — OBBIOTEC – Campus Jaguariaíva

Alunos do Campus Jaguariaíva receberam premiação referente à 1ª edição da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia — OBBIOTEC, em 20 de dezembro.

A olimpíada ocorreu em duas etapas entre os meses de outubro e novembro de 2022, envolvendo os seguintes conteúdos: biotecnologia e desenvolvimento humano; tecnologia microbiológica e sustentabilidade; DNA, genomas, genes e biotecnologia; engenharia genética e clonagem molecular; biotecnologia molecular; terapia gênica; bioinformática; tecnologias moleculares para diagnóstico; nanobiotecnologia; biocombustíveis; ética e biossegurança em biotecnologia.

O IFPR Jaguariaíva foi uma das 13 instituições da região sul que integrou a equipe de coordenação e execução da OBBIOTEC – edição 2022 – e contou com a participação voluntária de mais de 20 estudantes de todos os anos do curso Técnico em Biotecnologia I.E.M.

Na ocasião, a diretora-geral do IFPR Jaguariaíva – professora Lívia Maria Araújo Macedo e a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – professora Erla Maria Ribeiro de Mello realizaram a entrega das seguintes premiações:

Certificado de Honra ao Mérito ao estudante do 1º ano do curso Técnico em Biotecnologia VITOR GABRIEL DE OLIVEIRA CABRAL

Estudante Vitor recebendo o certificado de Honra ao Mérito pela secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, profª Erla Maria Ribeiro

Troféu de 2º lugar da Região Sul – categoria Ensino Técnico – à estudante do 4º ano do curso Técnico em Biotecnologia MARIA VITORIA DE SOUZA DA SILVA

Estudante Maria Vitoria recebendo o troféu pela diretora-geral do IFPR Campus Jaguariaíva, profª Lívia Maria Araújo Macedo

Sobre a OBBIOTEC

A Olimpíada Brasileira de Biotecnologia foi organizada pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa de todo o país. Tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação básica nacional, por meio do estímulo à aprendizagem de biotecnologia e da competição saudável que leve à busca por novas oportunidades, crescimento individual e desenvolvimento regional.  Saiba mais em obbiotec.com.br.

“Esta será a primeira de muitas participações de nossos estudantes, uma vez que a Olimpíada Brasileira de Biotecnologia nasceu da inciativa de se unir forças junto às instituições de pesquisa e de ensino deste país, com o objetivo de se valorizar a educação pelo conhecimento ético, científico, tecnológico, humanizado e criativo, transformando as vidas e educando as novas gerações dos futuros cientistas.” – comentou a professora Cely Kaori Hirata, coordenadora do curso Técnico em Biotecnologia I.E.M.

Servidores técnico-administrativos e docentes junto aos estudantes premiados
Familiares e amigos dos estudantes premiados

Na sequência, a servidora Geovana Paulino Tomás, da seção da biblioteca do campus, fez a entrega de um livro à estudante Maria Vitória, como premiação do 1º lugar no ranking dos estudantes que mais leram durante o ano de 2022.

“Depois de um levantamento que eu e a bibliotecária Kelly fizemos no sistema Pergamum, vimos que temos não apenas frequentadores, mas sim pequenos grandes leitores que estão ampliado os seus horizontes. Por este ato tão libertador que é a leitura, a equipe da biblioteca resolveu incentivar os três colocados que mais leram durante o ano”. – Declarou Geovana.

Estudante recebendo a premiação