Estudantes do campus Jaguariaíva participam do IV Festival de Arte e Cultura no âmbito do CONECTAIF em Brasília-DF – Campus Jaguariaíva

Aconteceu entre os dias 26 e 30 de agosto, o IV Encontro de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONECTAIF) do Instituto Federal de Brasília, no campus Brasília – Distrito Federal.

Na oportunidade, cinco estudantes do campus Jaguariaíva participaram do evento com apresentações culturais e artísticas. Segundo a docente Cely Hirata, que acompanhou as duas equipes, “a programação do evento contou com oficinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, desafios, palestras, competições, feiras, exposições e resultados de pesquisas, o que possibilitou trocas de experiências e condições para que nossas estudantes sintam-se engajadas em replicar para a nossa comunidade acadêmica e comunidade externa os conhecimentos assimilados nesses cinco dias de intenso aprendizado”.

Sobre as propostas culturais e artísticas apresentadas pelo campus Jaguariaíva, a performance “Xetá: Existência, Resistência, [Reticências]”, foi classificada em 1º lugar no edital de propostas externas do Festival de Arte e Cultura do IFB, no campo da linguagem cênica, sendo representada pelas estudantes do curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio: Kayla F. Lima, Roberta de Almeida e Taynara Aoyagui, sob a coordenação da docente Cely Kaori Hirata.

Com essa apresentação, objetivou-se a reflexão sobre as ações humanas em seu meio social, questionando o apagamento da história e da ancestralidade indígena diante do movimento de colonização. De acordo com as participantes, a performance foi inspirada no trabalho da artista Gabriela Mendes, e de forma autoral, a composição gestual desenvolvida pelas estudantes traz à tona o sentimento de respeito e de reconhecimento da identidade cultural presente não apenas na tribo Xetá, assim como nas demais etnias indígenas que sofreram com as ações colonizadoras.

Já a proposta: “Cota não é esmola”, que também se trata de uma performance, foi apresentada pelas estudantes do curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio: Rafaela Duarte e Rhadassa Gusmão, sob a coordenação dos docentes Pedro Leites Jr. e Pedro Cataneli.

Inspirada na música “Cota Não é Esmola” de composição da cantora Bia Ferreira, a proposta teve como objetivo instigar as pessoas a pensar na importância das cotas raciais e sociais, de modo que avaliem a sua necessidade nas instituições. Para tanto, a performance apresentou reflexões sobre as questões raciais de nosso país e considerações acerca da política afirmativa de permanência nas instituições de ensino para os processos educativos.

A participação das estudantes nesta 4ª edição do CONECTAIF só foi possível mediante as políticas de assistência estudantil ofertadas pelo IFPR e pelo transporte disponibilizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do município de Jaguariaíva.